As pessoas não consideravam a luz azul proveniente das telas como um problema até as empresas de tecnologia lançarem os filtros Blue Light. Este é um recurso em telefones e laptops que muda as cores da tela para o final mais quente do espectro. A ideia era nos ajudar a dormir melhor (ou assim pensávamos). Neste artigo, veremos como o modo noturno influencia em nosso ciclo de sono.
Modo noturno piora ciclo de sono
Novas pesquisas da Universidade de Manchester sugerem que o modo noturno ou os filtros de luz azul na eletrônica pioram o ciclo do sono, em vez de ajudá-lo.
Segundo os pesquisadores, mudar a cor da tela, na verdade, confunde o corpo e “nos envia mensagens confusas”. Eles dizem que os níveis de brilho são mais importantes quando se trata de ciclos de sono. No entanto, quando a luz azul e a luz amarela estão fracas, “o azul é mais relaxante que o amarelo”.
O estudo foi realizado em ratos, onde os pesquisadores usaram iluminação especialmente projetada que lhes permitia ajustar a cor sem alterar o brilho.
A equipe concluiu que as cores azuis produziram efeitos prejudiciais mais fracos para o corpo do rato do que “cores amarelas igualmente brilhantes… Acreditamos que há uma boa razão para acreditar que isso também é verdade nos seres humanos”, diz o Dr. Tim Brown.
Esses estudos devem ser tratados com ceticismo. Isso ocorre porque os efeitos na luz da tela também dependem do ciclo do sono de uma pessoa em particular.
No entanto, se há uma coisa a se tirar disso é que os internautas devem desligar as telas antes de irem para a cama, em vez de se concentrar mais em mudar a cor da tela.
Se tiver qualquer dúvida, entre em nosso grupo no Telegram.
Fonte: Foss Bytes
Leia também:
Google afirma que modo escuro prolonga vida útil da bateria no Android