Liferea (Linux Feed Reader) é um leitor de RSS de código aberto. Este aplicativo é compatível com a maioria dos formatos de feeds, incluindo RSS, RDF e Atom, além de ter suporte para podcast.
Ele nos permite ler os artigos de sites através do protocolo RSS, para isso o aplicativo usa um navegador web integrado. Embora também seja possível usar um navegador externo, como o Firefox.
Além disso, podemos classificar ou agrupar nossas fontes por categorias ou pastas. Outro recurso, é a integração de serviços de terceiros, como TinyTinyRSS e TheOldReader.
A equipe de desenvolvimento do Liferea lançou recentemente uma versão estável do leitor de RSS, sendo seu único lançamento estável neste ano.
Entre as mudanças que temos nesta nova versão do Liferea 1.12.0, destaque à atualização para o WebKit2 (uma importante melhoria na segurança), atualizações de complementos, eles também adicionaram o suporte experimental para os serviços on-line do InoReader e Reedah e também visualização de vídeos em tela cheia.
Mudanças da Versão 1.12.0
- Visualização ampliada agora é a opção padrão
- Visualização de HTML agora tem um menu contextual ‘Exibir imagem’
- Redesign da visualização ampliada: ícones grandes com texto para a frente para melhorar o uso de proporções de tela de 16: 9 e melhorar o uso em tela de toque
- Funcionalidade de recuperação de conteúdo AMP / HTML5 opcional
- Adicionado a preferência “Não rastrear”
- Colunas reordenadas na visualização “Normal” de e-mail para ter a coluna de data sempre no final
Como instalar o Liferea no Ubuntu
Para instalar esta nova versão do leitor de RSS, devemos adicionar seu repositório ao nosso sistema, para isso devemos abrir um terminal e digitar o seguinte:
sudo add-apt-repository ppa:ubuntuhandbook1/apps
Agora vamos atualizar nossa lista de repositórios com:
sudo apt update
Finalmente, instalamos o aplicativo com:
sudo apt install liferea
O aplicativo é muito intuitivo, mesmo que seja sua primeira experiência com o leitor.
Para ficar por dentro de todos os lançamentos do SempreUpdate, siga nosso grupo no Telegram.