O Google Web Core é uma atualização do algoritmo de busca do Google que foi lançada em meados de 2021. Essa atualização visa melhorar a experiência do usuário ao fornecer resultados de busca relevantes e de alta qualidade.
Dentro do Google Web Core, existem diferentes componentes que desempenham um papel importante na classificação e na indexação de páginas da web. Alguns desses componentes ainda em 2023 incluem:
1. Core Web Vitals
Os Core Web Vitals são um conjunto de métricas que medem a experiência do usuário em relação à velocidade de carregamento, à capacidade de interação e à estabilidade visual de um site. Essas métricas incluem o Largest Contentful Paint (LCP), que mede o tempo de carregamento do conteúdo principal, o First Input Delay (FID), que mede a capacidade de interação do usuário, e o Cumulative Layout Shift (CLS), que mede a estabilidade visual da página.
2. Page Experience
A Page Experience refere-se a outros fatores além dos Core Web Vitals que impactam a experiência do usuário ao visitar um site. Alguns desses fatores incluem segurança de navegação, uso de HTTPS, ausência de intersticiais intrusivos e a presença de um site otimizado para dispositivos móveis.
3. Segurança e Privacidade
O Google Web Core também leva em consideração a segurança e a privacidade dos usuários ao avaliar um site. Isso inclui a presença de certificados SSL válidos, uso adequado de cookies e conformidade com regulamentações de privacidade, como o GDPR.
4. Relevância do conteúdo
Além dos fatores técnicos, o Google Web Core continua valorizando a relevância do conteúdo em relação às consultas de pesquisa dos usuários. Isso significa que páginas com conteúdo original, útil e de alta qualidade continuarão a ser classificadas de forma positiva.
Em resumo, o Google Web Core é uma atualização do algoritmo de busca do Google que visa melhorar a experiência do usuário, priorizando a velocidade de carregamento, a capacidade de interação, a estabilidade visual, a segurança e a privacidade. É importante os proprietários de sites ficarem atualizados sobre essas mudanças e otimizarem seus sites para garantir uma boa classificação nos resultados de pesquisa do Google.
Mudanças do Google Web Core em 2024
Em 2024, especialmente no mês de março, o Google vai inserir mais um item no Web Core, o INP ou em nossa idioma Interação para próxima pintura. Mas antes falar sobre isso, conheça cada item e o que eles querem dizer ou exigir do seu site:
- LCP ( maior pintura de conteúdo ): A quantidade de tempo para renderizar o maior elemento de conteúdo visível na viewport, a partir do momento em que o usuário solicita a URL. O maior elemento é normalmente uma imagem ou vídeo, ou talvez um grande elemento de texto ao nível de bloco. Essa métrica é importante porque indica a rapidez com que um visitante vê que a URL está realmente carregando.
- FID ( atraso na primeira entrada ): o tempo desde que um usuário interage pela primeira vez com sua página (quando ele clicou em um link, tocou em um botão e assim por diante) até o momento em que o navegador responde a essa interação. Essa medição é feita a partir de qualquer elemento interativo no qual o usuário clica primeiro. Isso é importante em páginas em que o usuário precisa fazer algo, pois esse é o atraso antes que a página se torne interativa.
- INP ( interação para a próxima pintura ): uma métrica que avalia a capacidade de resposta geral de uma página às interações do usuário, observando o tempo que leva para a página responder a todas as interações de clique, toque e teclado que ocorrem ao longo da vida útil da visita de um usuário a uma página. O valor final do INP é a interação mais longa observada, ignorando os outliers.
- CLS ( Cumulative Layout Shift ): CLS mede a soma total de todas as pontuações individuais de mudança de layout para cada mudança de layout inesperada que ocorre durante todo o tempo de vida da página. A pontuação é zero para qualquer número positivo, onde zero significa sem deslocamento e quanto maior o número, mais deslocamento de layout na página. Isso é importante porque alterar os elementos da página enquanto o usuário está tentando interagir com ela é uma experiência ruim para o usuário. Se você não conseguir encontrar o motivo de um valor alto, tente interagir com a página para ver como isso afeta a pontuação.
Você pode encontrar recomendações sobre como corrigir esses problemas executando um teste externo .