Paixão Nacional: o NFT chega ao futebol do Brasil

paixao-nacional-o-nft-chega-ao-futebol-do-brasil

O futebol é uma paixão do brasileiro, que tende a estender a experiência do esporte para os programas de televisão, sites e jogos online. Agora, a tecnologia de NFT chega ao futebol brasileiro trazendo inovações.

Que o brasileiro é doido por futebol, isto não é novidade nenhuma. Além de acompanhar os jogos do seu time do coração, o brasileiro acompanha jogos dos rivais, assiste programas ou ouve podcasts sobre o assunto e procura o futebol também em outras plataformas, como os jogos online.

O brasileiro se mostrou viciado nos jogos virtuais de console, PC e smartphone, onde é possível montar seu time, gerenciar e jogar os campeonatos do mundo todo.

Além disso, os amantes de futebol se encantaram com outra atividade que envolve o esporte: a aposta esportiva online. Além da diversão, as casas de apostas permitem que os torcedores apostem dinheiro em resultados das partidas e dos campeonatos, com grandes chances de lucros.

Mas uma nova tecnologia está chegando ao futebol brasileiro e já está se tornando febre: o NFT. Veja como os times brasileiros estão utilizando esta novidade.

O que é NFT?

Sigla para non-fungible token, ou token não fungível em tradução livre, o NFT basicamente serve como a identidade de um item digital, que assegura a autenticidade daquele item. A compra de um NFT garante a exclusividade a seu comprador, sendo único.

Um token é um ativo digital que é registrado, não fungível entende-se que não pode ser substituído nem copiado. Por isso, os NFTs são ativos digitais únicos e podem ter um papel similar à criptomoedas.

A diferença entre os NFTs e as criptomoedas está justamente na exclusividade. Você pode trocar uma unidade de Bitcoin por outra unidade e o valor será o mesmo. Já o NFT não possui unidade substituível, nem cópias do mesmo ativo, tornando cada NFT exclusivo e único. Os NFTs, inclusive, são negociados e cotados por criptomoedas.

Qual a relação dos NFTs com os jogos online?

Notou-se que o mercado dos jogos é um dos campos mais promissores para o uso da tecnologia de NFT, pois seu público, geralmente, procura por exclusividade.

A possibilidade de ser o único jogador do mundo com um determinado personagem ou equipamento é algo que atrai milhões de jogadores aos jogos NFT. É uma diferenciação, pois nenhuma outra pessoa terá aquilo que você tem, a não ser que você o venda.

Depois de criado, o desenvolvedor do NFT não pode alterar nenhuma de suas características, tornando-o um item exclusivo e raro, com alto potencial de venda.

Os jogos que utilizam a tecnologia NFT funcionam em dois métodos: “play to earn” e “in game”, jogue para ganhar e dentro do jogo, respectivamente.

O método “play to earn” é um dos mais populares e paga ao jogador enquanto ele joga. Ou seja, quanto mais jogar, mais ganha. Neste método, os jogos podem pagar em criptomoedas aos jogadores. No método “in game”, o jogador pode ganhar um item NFT a cada fase que passa.

Para ambos os métodos, o jogador precisa adquirir um personagem em NFT para acessar o jogo. Normalmente, os jogos mais famosos exigem um investimento inicial maior, mas ambos os métodos podem trazer muito lucro, fazendo as pessoas enxergarem os jogos NFT como investimento.

O NFT no Futebol Brasileiro

Os clubes de futebol mundial já enxergaram as possibilidades de renda do NFT e no Brasil não seria diferente. Times como o Corinthians e Atlético Mineiro já lançaram sua plataforma de NFTs no Brasil.

Basicamente, os NFTs dos times de futebol comercializam “cards” com as imagens de jogadores, sendo cada cartão único e colecionável. Os cards são produzidos em quantidade limitada e podem ser utilizados em games como o Cartola, por exemplo.

Os NFTs podem sofrer variação de preço, mas a tendência é que se valorizem daqui para frente, fazendo com que o comprador obtenha lucro caso queira vender seu item. Os times ficam com uma parte da venda de cada NFT.

Além disso, já existem diversos jogos com a temática de futebol que funcionam com a tecnologia NFT disponíveis no mundo. Um dos jogos mais esperados do ano, o Meta Soccer, movimentou milhões de dólares antes mesmo de seu lançamento. O jogo é desenvolvido com o método “play to earn”, colocando o jogador como dono do time, gestor ou até treinador da equipe.

Então, gostou de saber mais sobre jogos NFT? Você jogaria investindo dinheiro?

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile