Realmente, essa é uma realidade que vem assombrando a maioria dos micro e pequenos empresários do nosso país. Nos últimos cinco anos, o Brasil vem enfrentando um recesso interminável na economia, colocando várias empresas em situação de falência.
Ano após ano a verdade inquestionável é que está cada vez mais difícil tocar uma loja física no nosso país. Entretanto, embora possa parecer que a economia é a única responsável por essa queda constante na venda das mercadorias nas prateleiras, a verdade é que outro fator está por trás dessa queda, a mudança no hábito de consumo.
Estamos vivendo uma verdadeira transformação digital, e de sete anos para cá essa transformação vem crescendo vertiginosamente. Com a chegada dos smartphones, o brasileiro passou a viver mais tempo grudado na telinha do celular, navegando por redes sociais, conversando por aplicativos e o que não poderia ficar de fora, comprando.
Nesse sentido, observamos que, em pouco tempo, diferente do que aponta a economia, as vendas online vêm crescendo a passos largos. O crescimento anual já passa da casa dos dois dígitos e dificilmente esse quadro será revertido pelos próximos anos e décadas.
Nesse sentido, chegou o momento de você rever o seu negócio, rever os seus conceitos e pensar em começar hoje mesmo a montar a sua loja virtual.
Quais as vantagens de começar uma loja virtual?
As vantagens em se começar uma loja virtual são tantas, que poderíamos não só escrever um artigo, mas um livro retratando-as. Dessa forma, podemos dizer que nos dias atuais, uma loja virtual é bem mais vantajosa do que uma loja física e isso pode ser atribuído a vários fatores.
Como já dissemos no começo desse artigo, o principal fator é a mudança no hábito de consumo da população. Oras, se a população está cada vez mais comprando pela internet, substituindo o hábito de se deslocar até o centro da cidade, andar, suar, ficar cansada, então chegou realmente o momento de você rever os seus conceitos.
Afinal, imagine o dono de vídeo locadora que não acreditou na tecnologia? Certamente nesse momento deve estar recomeçando em algum outro segmento.
Uma outra vantagem que é inquestionável é a redução de custos que você pode ter ao montar a sua loja virtual. Para você ter uma breve ideia, uma loja física, no centro da cidade, irá te gerar custo de aluguel, encargos trabalhistas, entre outras despesas acessórias.
Esse custo pode inclusive ser responsável por comer todo o dinheiro que você tem aplicado no negócio, e o resultado disso é algo realmente desastroso.
Com uma loja virtual, você pode trabalhar na sua casa, aproveitando mais tempo com sua família e obviamente reduzindo custos. E para completar, a loja virtual te possibilita vender para todo o Brasil, e porque não para o mundo.
Em um ambiente físico suas vendas ficam restritas somente às pessoas que moram na sua cidade, ou nas proximidades do seu estabelecimento. Dessa maneira, o seu faturamento também será restrito a esse espaço geográfico, e a chegada de qualquer concorrente pode comprometer seriamente a saúde do seu negócio.
Em uma loja virtual, se você souber utilizar de maneira correta as estratégias de divulgação, poderá vender para as cidades mais distantes do país, cidades essas que você nunca havia sonhado antes em vender.
Mas como faço para o meu cliente conhecer minha loja virtual?
Essa é sem dúvida nenhuma uma das principais questões que desestimula os micro e pequenos empresários a migrarem para o comércio online.
Afinal, quando montamos uma loja física, basta colocar um carro de som percorrendo os bairros da cidade, um anúncio no jornal local ou na rádio, abrir as portas com um enorme painel de bexigas e esperar a clientela chegar.
Na loja virtual, a busca por clientes é realmente mais complexa, até porque os meios de divulgação são bem diferentes dos meios de divulgação tradicional do comércio.
Para se ter uma breve ideia, as pessoas quando passam a comprar pela internet procuram mais informações sobre os produtos que desejam adquirir. Diferentemente de uma loja física na qual a pessoa abstém-se a prazos e preços, na loja virtual ela quer saber mais, quer saber os benefícios que aquele produto pode gerar para ela.
Então, é fundamental entender, que nesse novo ambiente, para você conquistar os clientes deverá oferecer o máximo de informação possível sobre o seu negócio e também sobre os seus produtos.
Deverá mostrar para o cliente o porquê ele deve comprar de você de não do seu concorrente, e também, conhecer os hábitos de consumo dos seus consumidores. Saber quais são os horários que mais ficam na rede, quais são as redes sociais que mais frequentam, quais são os sites que mais frequentam, enfim, fazer um estudo mercadológico muito mais aprofundado.
Nesse sentido, você conseguirá atrair muito mais clientes para o seu negócio, tornando-os verdadeiros defensores da sua empresa.
E como faço para começar a montar minha loja virtual hoje mesmo?
Agora que você já está convencido dos benefícios que uma loja virtual pode trazer para você e para sua empresa chegou o momento de saber como começar. Muitas pessoas acreditam que para montar um negócio virtual é necessário possuir uma grande soma de dinheiro, investir em algo intangível e correr sério risco do negócio não dar certo.
Mas a verdade é que com o crescimento do mundo virtual, novas possibilidades surgiram, inclusive, plataformas gratuitas que te auxiliam nessa etapa.
Uma das melhores e principais plataformas que podem te ajudar a começar hoje mesmo a sua loja virtual é a plataforma Shopify. Além de ser gratuita, te possibilita incluir vários itens, escolher o design que mais te agrada e te ajudar nesse começo que é mais difícil.
Após a escolha certa da plataforma, basta você definir como será a sua forma de divulgação e como será a sua gestão logística.
Nesse momento, é importante ter em mente como será a sua forma de trabalho em relação à prazos de entrega, divulgação do produto, formas de recebimento, entre outros detalhes que precisarão ser pensados.
Vamos começar?
Agora que você já sabe o que fazer, chegou o momento de colocar a mão na massa, acessar a plataforma e começar a desenvolver a sua loja virtual.
Lembrem-se, os próximos anos serão marcados por uma verdadeira transformação nos hábitos de consumo, onde as pessoas passarão a consumir cada vez mais através das telas de celular e computador.
Então, lembre-se que é fundamental nesse momento você sair da sua zona de comodismo e começar hoje mesmo a desenvolver a sua loja virtual.