Há muitas alternativas ao AutoCAD para Linux. E o melhor, todas sem deixar a desejar. No entanto, hoje vamos falar o QCAD, pouco conhecido, mas que promete entrar mas a lista das melhores alternativas para o AutoCAD no Linux.
Com o QCAD, o arquivo será um .run, ou seja, você vai poder executar em qualquer distribuição Linux. Porém, vamos precisar executar alguns comandos extras para que tudo funcione. Além disso, o QCAD também fornece uma solução paga que promete ser poderosa.
Mas, se você quer a versão gratuita e limitada, é melhor que você abra a sua Central de programa e faça a instalação do QCAD por lá, basta procurar pelo nome do pacote. Essa versão é trial, ou seja, em algum momento você terá que comprar a licença.
Instalando o QCAD como alternativa ao AutoCAD no Linux
Para começar, vamos precisar do Terminal. No entanto, é importante destacar que o QCAD mantém duas versões em arquitetura, tanto para 32 bits, quanto para 64 bits.
Hoje, a maioria dos sistemas são 64 bits, então vamos começar por essa versão. Primeiro, vamos baixar o QCAD diretamente o site oficial.
cd ~/Downloads
wget -c https://qcad.org/archives/qcad/qcad-3.27.1-trial-linux-x86_64.run
chmod +x qcad-3.27.1-trial-linux-x86_64.run
./qcad-3.27.1-trial-linux-x86_64.run
Para instalar o QCAD em distribuições Linux de 32 bits, execute:
cd ~/Downloads
wget -c https://qcad.org/archives/qcad/qcad-3.27.1-trial-linux-x86_32.run
chmod +x qcad-3.27.1-trial-linux-x86_32.run
./qcad-3.27.1-trial-linux-x86_32.run