Quais são especiais cuidados a ter ao navegar online?

quais-sao-especiais-cuidados-a-ter-ao-navegar-online

Não restam dúvidas que para um usuário que está dando seus primeiros passos online, não só esse mundo poderá dar a sensação de ser altamente complexo, mas também estará cheio de perigos que deverá ter total consciência. Por esses motivos desenvolvemos uma lista dos principais cuidados que deverá tomar, para que, em todas as circunstâncias, possa estar navegando e até usando os diferentes serviços com total segurança, uma vez que fraudes e esquemas estão se multiplicando nos últimos anos.

Portanto, quer seja um iniciante em sua experiência online ou não, ter perfeita noção dessas respetivas ameaças irá ajudar a que sua própria experiência seja muito mais tranquila e confortável. Até porque, atualmente, já não existem motivos para se deixar cair nesses esquemas facilmente, como infelizmente ainda está acontecendo muito.

Ler sempre bem os endereços de e-mails

Uma das fraudes ou esquemas mais comuns, que irá encontrar online, está centrado no cada vez mais famoso “phishing”. Esse é o nome dado para as empresas ou pessoas fraudulentas que, sobretudo através de e-mails, acabam tentando se passar por Entidades oficiais, como é o caso do seu Banco, tentando assim fazer com que você pense que estará falando diretamente com seu gestor, por exemplo.

Geralmente a ideia desse “phishing” é que, de forma inocente, possa acabar dando informações pessoais e financeiras suficientes para que esses responsáveis consigam acessar os dados de seu cartão de crédito ou até mesmo roubar sua identidade, por exemplo. Ora, o melhor jeito para evitar que tais problemas aconteçam é de nunca clicar em nada que esteja surgindo nesses e-mails, sendo que o mesmo acontece com a informação. Em caso de dúvida, leia e analise muito bem o endereço que está enviando esse e-mail ou contate diretamente a Entidade, tendo assim a certeza se essa mensagem é legítima ou não.

Saber escolher antivírus para seu tipo de navegabilidade

Claramente que a escolha do antivírus acaba sendo muito importante para ter garantias de que, mesmo clicando em um link malicioso ou ter entrado em algo com malware ou outro tipo de malícias para seu dispositivo, esse antivírus consiga ripostar, evitando assim que você apanhe todo o tipo de vírus que possa estar prejudicando a “saúde” desse mesmo dispositivo ou até mesmo sua respetiva privacidade e dados que tenha presentes no PC ou celular, por exemplo.

Assim, perante a utilidade que vai dar e até seu tipo de trabalho, tenha sempre em consideração os diferentes antivírus que terá no mercado. Existem uns que são mais acessíveis que outros, pelo que deverá sempre escolher aquele que terá melhor feedback da comunidade, mas também se apresente com o melhor custo/ benefício, dada a usabilidade que terá nesse mesmo dispositivo ou até mesmo a pouca informação que ainda apresente dos diferentes perigos. Sua segurança online deverá ser sempre prioridade para qualquer usuário, pelo que nunca tenha receio de perguntar ou se negar a algo, caso não se sinta totalmente confortável com uma determinada ação online!

Se informar de fraudes em marketplaces ou diferentes métodos de pagamento

Como a informação agora permite que os usuários online estejam muito melhor preparados perante as diferenças ameaças, o que se está notando, cada vez mais, é uma evolução dos “scammers” para tentarem se aproveitar das vítimas mais distraídas. Por isso mesmo é que existiu, recentemente, um grande aumento de tentativas de fraudes com métodos de pagamento muito seguros, como é o caso do Pix. Por isso mesmo é que, além de problemas excelentes de antivírus, deverá sempre considerar dominar os diferentes métodos de pagamento que tem em seu nome.

Somando a isso, a verdade é que as tentativas de fraudes em diferentes marketplaces conhecidos, como é o caso do Mercado Livre, se têm multiplicado nos últimos anos. O segredo aqui é que apenas pague por algo à cobrança ou só depois de ter a chance de observar um determinado artigo presencialmente. Caso contrário, em momento algum pague por algo que não está em contrato ou garantido. Nos dias de hoje não existem motivos alguns para que esteja correndo riscos desnecessários, até porque as comunidades envolvendo esses marketplaces são cada vez maiores, retirando rapidamente todas suas dúvidas e o ajudando a ter a experiência mais segura e informada possível.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile