Qual material devo usar na minha impressora 3D? ABS vs PLA vs PVA

impressora 3D

Uma impressora jato de tinta tradicional precisa de cartuchos de tinta para poder imprimir. A situação é semelhante para impressoras 3D, exceto que as impressoras de do tipo 3D precisam de filamentos de plástico. Esse tipo de material está em maior parte disponível em uma grande variedade de materiais (ABS, PLA, PVA, etc.), cores, diâmetros e comprimentos. Se você ainda não sabe o software que deve usar, nós separamos 4 softwares de impressões 3D.

Devido a grande variedade de materiais usados para concepção dos filamentos, focarei nos materiais mais usados e, por consequência, os mais fáceis de encontrar. Conheça 5 visualizadores gratuitos de arquivos STL.

ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno)

ABS é usado em uma grande variedade de objetos da indústria de hoje em dia. Exemplos incluem, entre muitos outros, a fabricação de tubos (como drenagem, resíduos ou ventilação), componentes automotivos, conjuntos eletrônicos, capacete de proteção (ABS tem boas propriedades de absorção de choque), utensílios de cozinha, instrumentos musicais, etc.

ABS é geralmente muito durável e forte, ligeiramente flexível e bastante resistente ao calor. As impressoras 3D capazes de processar plásticos ABS operam normalmente com uma temperatura entre 210 e 250° C.

Quando se trata de custo, o ABS é o material mais barato dos três tipos de filamentos analisados. Até recentemente era o material favorito da comunidade de impressão em 3D. O material é adequado para uma variedade muito grande de finalidades, especialmente porque pode facilmente ser lixado e pintado. As peças impressas ou quebradas podem ser simplesmente coladas e é facilmente solúvel em acetona (ou seja, removedor de esmaltes). O ABS está geralmente disponível em cores brancas, pretas, vermelhas, azuis, amarelas, verdes e transparentes.

Mas o ABS também tem alguns inconvenientes. Primeiro de tudo, é um material não-biodegradável a base de petróleo. Outro problema é que o ABS emite um vapor durante a impressão que pode irritar pessoas mais sensíveis – instalar a impressora em uma área bem ventilada ou a instalação de um filtro especifico pode ser necessário. O ABS também pode se deteriorar por exposição prolongada à luz solar.

PLA (Ácido Polilático)

PLA é um termoplástico biodegradável que é derivado de recursos renováveis, como amido de milho, cana-de-açúcar, ou amido de batata. Isso faz do PLA a solução mais ambientalmente amigável para impressões 3D, em comparação com todos os outros matérias petroquímicos como ABS ou PVA. Ele é muito usado em embalagens de alimentos, sacos, talheres descartáveis, estofos, roupas descartáveis, produtos de higiene e até mesmo fraldas.

O PLA é resistente, mas um pouco frágil, uma vez que esfriar. A sua temperatura de impressão é inferior ao do ABS, normalmente a temperatura de impressão fica em torno de 160°C e 220°C, mas o PLA é um material bastante lento para esfriar por isso especialistas recomendam a utilização de um ventilador para acelerar o processo de resfriamento. Uma vez que é aquecida, o PLA emite um odor leve, melhor descrito como milho doce ou xarope de bordo – mas não emite um vapor irritável como o ABS.

PVA (Álcool Polivinílico)

PVA é um material especial que é solúvel em água. Normalmente, é usado como um material de suporte para o ABS e PLA, justamente, para obter protótipos de alta resolução onde a estética não pode ser comprometida.

O PVA não é muito fácil de se usar, já que ele atrai muita água. Se a umidade relativa do ar estiver um pouco alta, é capaz dela deteriorar o filamento muito rapidamente. O PVA necessita ser armazenado numa caixa ou recipiente selado juntamente com um dessecante e pode necessitar ser seco antes da utilização. Outras desvantagens de PVA incluem seu preço elevado.

O material branco (PVA) será dissolvido na água.
Resultado final: o material de suporte PVA desapareceu completamente

Depois de escolher o material apropriado, verifique se o diâmetro do filamento é compatível com a impressora antes de encomendá-lo. Os dois tamanhos de diâmetro padrão para filamento são 1,75 mm ou 3 mm. Apenas alguns modelos de impressora podem aceitar ambos.

O filamento é geralmente vendido ao seu preço de peso. Carretéis de 750gr, 1kg ou 2,5kg são padrões, embora alguns materiais sejam vendidos pelo medidor ou em bobinas soltas. Quando se trata de qualidade, algumas pessoas argumentam que só se deve comprar de fornecedores respeitáveis, mas esses filamentos podem vir com preços um pouco acima do estabelecido pelo mercado. Outros tiveram boa experiência com filamentos relativamente baratos. Não há como fugir, no final, será necessário experimentar filamentos de várias fontes.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.