Em sistemas Linux, na maioria das vezes, é necessário a senha do usuário root para a execução de alguns comandos, como por exemplo a instalação de novos pacotes ou acesso a diretórios reservados do sistema. Além disso nem sempre lembramos a senha do root ou nem temos ela em mãos. Por isso, neste artigo quebrando senha de root no Fedora e derivados demonstraremos como recuperar a senha do usuário root. Este procedimento só é aplicável para Fedora, CentOS e Red Hat Enterprise Linux em instalações padrão do sistema e que utilizam o SystemD.
Reiniciando a máquina
Para recuperar a senha do usuário root, precisamos reiniciar o sistema para entrarmos no modo de emergência. Podemos reiniciar o sistema com um dos comandos abaixo:
reboot
systemctl reboot
shutdown -r now
Também temos um ótimo artigo sobre alguns comandos para se reiniciar o seu sistema Linux via console.
Editando o GRUB para entrar no modo de emergência
Caso você não tenha nenhuma familiaridade com o GRUB, recomendo antes ler este artigo sobre Introdução ao funcionamento do GRUB.
Após a reinicialização, vamos editar a linha de inicialização do GRUB, conforme tela abaixo:
Aperte “e” para editar, surgirá a tela a seguir:
Role a página até encontrar a linha que começa com linux, conforme destacamos abaixo em vermelho:
No final dessa linha, adicione o parâmetro rd.break, conforme destacado abaixo:
Após inserir o rd.break, aperte Ctrl+x para dar continuidade ao processo de boot.
Repare que a próxima tela é o modo de emergência. A partir desse modo é possível executar vários comandos para tentar recuperar o seu sistema operacional, como por exemplo problemas com sistemas de arquivos e erros de configuração que afetam na inicialização do sistema.
Comandos no modo de emergência
A partir do modo de emergência, digitaremos os seguintes comandos:
mount -o remount,rw /sysroot
chroot /sysroot
Por padrão, o modo de emergência é carregado no raíz (/) e as partições locais são montadas no /sysroot. O /sysroot é montado como somente leitura, portanto precisamos modificar a permissão para leitura e escrita e por este motivo utilizamos o comando:
mount -o remount,rw /sysroot
Logo após modificar o permissionamento, ainda é preciso “migrar” a nossa raiz do / para o /sysroot através do comando chroot.
Após esses comandos, finalmente podemos modificar a senha do nosso usuário root com o comando passwd
passwd
Devido ao uso padrão do SELinux por estas distribuições, será necessário executar o comando abaixo para a releitura das regras do SELinux:
touch /.autorelabel
Em seguida, basta sair do modo de emergência digitando “exit” duas vezes ou executando o comando abaixo:
exec /sbin/init 6
Em suma, esperamos que este artigo quebrando senha de root no Fedora e derivados ajude nos casos de esquecimento ou perda da senha do principal usuário do sistema operacional Linux.
Até a próxima!