Doze razões para você escolher o Debian Linux como sua distribuição Linux!

razoes-pelas-quais-voce-deve-escolher-o-debian-linux

Um artigo muito interessante para quem está pensando em escolher o Debian como sua principal distribuição Linux, o artigo integralmente foi escrito por Bertel King e merece destaque pela relevância e riqueza de conteúdo.

O Debian é uma das distribuições Linux mais antigas e mais estabelecidas no mundo livre e de código aberto. Também serve como base para o Ubuntu, a versão mais popular do Linux para desktop. Milhões de pessoas usam uma versão do Linux baseada no Debian, mas e o próprio Debian? Por que você pode querer instalar o Debian diretamente?

1. O Debian é estável e confiável

As pessoas têm expectativas diferentes quando usam um desktop Linux. Alguns querem a versão mais recente do software o mais rápido possível, mesmo que isso signifique lidar com um risco maior de falhas ou bugs. Outros apenas querem que seu PC funcione e seja confiável.

O Debian é conhecido por sua estabilidade. A versão estável tende a fornecer versões mais antigas do software; portanto, você pode encontrar o código que saiu há vários anos. Mas isso significa que você está usando um software que teve mais tempo para testes e com menos erros. Você pode abrir o computador diariamente, com pouca probabilidade de surpresas.

2. Você pode usar cada versão por um longo tempo

O Debian não tem um cronograma de lançamento regular. Novas versões são lançadas quando estão prontas, o que tende a ocorrer a cada dois ou três anos. A diferença tende a ser ainda maior do que as versões de suporte de longo prazo do Ubuntu.

Isso pode parecer negativo, mas sempre que você atualiza de uma versão de um sistema operacional para outra, corre o risco de quebrar o software. Este é o caso, independentemente de você estar usando Linux, Windows ou macOS. Você também precisa lidar com o tempo de inatividade necessário para o seu computador baixar e atualizar todos os bits necessários. Com menos lançamentos, você pode usar o Debian por um longo período de tempo.

3. Debian é ideal para servidores

Com software estável e longos ciclos de lançamento, o Debian é uma das muitas grandes distribuições Linux que podem dar energia ao seu servidor. Você também não precisa procurar uma versão separada do Debian. Você pode simplesmente optar por não instalar um ambiente de área de trabalho durante a instalação e pegar as ferramentas relacionadas ao servidor.

Seu servidor não precisa estar conectado à web. Você pode usar o Debian para alimentar seu próprio servidor doméstico disponível apenas para computadores em sua rede Wi-Fi. Se você combiná-lo com o Nextcloud ou o OpenMediaVault, você terá uma substituição útil da nuvem.

4. Uma opção rolling release está disponível

O software estável e testado por muito tempo é ótimo, mas muitos de nós desejam as versões mais recentes do software em nossos PCs. Quando aplicativos e interfaces ganham novos recursos, há uma espera de vários anos para eles chegarem ao Debian, mas tudo bem, é um pouco demais do que muitos de nós estamos dispostos a esperar.

Felizmente, existem várias versões do Debian para você escolher. Embora o Debian Stable esteja desatualizado há vários anos, não é a única versão disponível. Se você optar pelo Teste do Debian, Instável ou Experimental, poderá escolher o equilíbrio entre estabilidade e ter os recursos mais recentes com os quais se sinta mais confortável.

Com o Debian Instável ou Experimental, em vez de aguardar o lançamento de novas versões do Debian, você usa uma versão contínua que recebe regularmente atualizações para aplicativos e componentes, conforme disponíveis. Isso torna o Debian uma distro rolling release mais fácil de instalar do que alternativas como o Arch Linux.

5. Debian suporta muitas arquiteturas de PC

Quando você muda para o Linux, a pergunta mais importante é se você pode instalar a distribuição. Por exemplo, se você possui um Mac com um processador PowerPC em vez da Intel, suas opções são mais limitadas. Mesmo com o hardware Intel, se você tiver uma máquina mais antiga de 32 bits, muitas distribuições Linux não funcionarão mais.

O Debian fornece instaladores para uma ampla gama de arquitetura. Você pode executar o Debian em computadores Intel de 32 e 64 bits. O suporte também está disponível para máquinas PowerPC de 64 bits. Deseja executar o Linux no ARM ou MIPS? O Debian também faz isso.

6. Debian é a maior distribuição comunitária

Muitas pessoas são atraídas para o Linux por causa da cultura do software livre. O sistema operacional GNU mostrou que o código pode ser desenvolvido, compartilhado e mantido sem um motivo de lucro impulsionando a criação. No entanto, isso não significa que as empresas não fazem parte da equação. Muitas das distribuições mais populares (Ubuntu, Fedora, openSUSE, SO elementar) têm uma empresa dirigindo o projeto.

O Debian é diferente. O Debian é uma grande distribuição comunitária. Não há uma única empresa impulsionando a criação do Debian, mantendo sua infraestrutura ou orientando a direção do projeto. Se este é um motivo em que você confia, ou um que se alinha mais com seus valores, pode ser apenas uma razão para usar o Debian.

7. Debian tem um ótimo suporte de software

O formato DEB do Debian, graças em grande parte ao número de pessoas que usam o Ubuntu, agora é o formato de aplicativo mais comum no mundo Linux. Embora nem todos os DEBs que funcionam no Ubuntu funcionem no Debian, há uma boa chance de você encontrar DEBs para ambos.

Antes de você começar a procurar por software de terceiros, o Debian possui alguns dos maiores repositórios de software que você encontrará. Com exceção do software mais recente, há uma boa chance de o aplicativo de código aberto que você está procurando já estar lá.

8. Você quer estar perto da fonte

O Debian não é baseado em nenhuma outra distribuição Linux. Isso significa que o software disponível nos repositórios do Debian foi empacotado especificamente para o Debian.

Por outro lado, considere o Linux Mint, uma distribuição baseada no Ubuntu, baseada no Debian. Ao instalar um aplicativo, você pode remover duas camadas da fonte. Alguns softwares Ubuntu têm ajustes, mas muitos deles são iguais aos lançados no Debian. Se você não quiser conviver com alguns bugs, a execução do Debian pode evitar este aborrecimento.

9. Você pode instalar uma versão apenas de software livre

Quando você instala a maioria das distribuições Linux, blobs binários proprietários fechados são parte do kernel. Se você possui um computador que não precisa desse código para funcionar, talvez não queira adicionar essa parte negra do software, que são desnecessárias ao sistema operacional. O Debian é a maior distribuição Linux que não instala este firmware por padrão. Mas se você quiser, você pode instalar.

O mesmo vale para os repositórios de aplicativos do Debian. Se você seguir os padrões, não instalará acidentalmente nenhum código proprietário no seu computador. É por isso que o Debian serve como base para várias distribuições Linux aprovadas pela Free Software Foundation, como Trisquel e PureOS.

10. Poucas distribuições Linux sobreviveram tanto como o Debian

O Debian existe desde 1993. Isso é apenas dois anos mais novo que o próprio Linux. Centenas de distribuições Linux surgiram e desapareceram ao longo dos anos, antes que o Debian resistisse ao teste do tempo.

Com tantas distros existentes como parte da família Debian, existem milhões de pessoas dedicadas nesse projeto. Isso por si só é uma boa razão para continuar com o Debian.

11. Você não precisa de uma conexão forte à Internet

O Linux torna o software gratuito e acessível, mas a maioria das distribuições supõe que você tenha acesso a uma sólida conexão à Internet. Eu tinha internet discada quando descobri o Ubuntu, o que tornou a idéia de ter que obter todos os meus aplicativos por meio de downloads um pouco assustador.

O Debian fornece uma versão em DVD que inclui grande parte do software que você pode baixar dos repositórios. Dessa forma, você pode baixar o Debian em algum lugar onde você tenha acesso ilimitado à Internet e configurar seu computador em casa ou no escritório posteriormente. Você também pode comprar CDs ou DVDs por um preço baixo.

12. O Debian é independente de desktop

Muitas distribuições Linux escolhem um ambiente de desktop preferido. Você pode trocar essa interface por outra, mas não estará mais recebendo a experiência suportada. Afinal, todo o desenvolvimento e ajuste foi feito com base naquele ambiente padrão.

O Debian não tem nenhuma preferência. Embora exista um limite para o número disponível como Live CDs (GNOME, KDE, LXDE, Xfce, Cinnamon e MATE), o Debian não oferece a nenhum desses desktops mais suporte ou polimento, tudo funciona de maneira semelhante.

Debian é uma das melhores distribuições Linux disponíveis

Quer instalemos ou não o Debian diretamente, a maioria de nós que executa o Linux usa uma distribuição em algum lugar do ecossistema Debian. O alcance do projeto é amplo e afeta milhões de pessoas.

Para recapitular, aqui estão 12 razões pelas quais muitos escolhem o Debian:

  1. O Debian é estável e confiável
  2. Você pode usar cada versão por um longo tempo
  3. O Debian é ideal para servidores
  4. Uma opção de liberação de rolamento está disponível
  5. Debian suporta muitas arquiteturas de PC
  6. O Debian é a maior distribuição comunitária
  7. O Debian tem um ótimo suporte de software
  8. Você quer estar perto da fonte
  9. Você pode instalar uma versão apenas de software livre
  10. Poucas distribuições Linux sobreviveram enquanto o Debian
  11. Você não precisa de uma conexão forte à Internet
  12. O Debian é independente de desktop

Isso não quer dizer que o Debian é para todos. Mas, se depois de tudo isso você preferir troca para outra distribuição, aqui estão outras ótimas distribuições de Linux para experimentar.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile