O RemixOS é uma distribuição do sistema da Google voltada a desktops baseada no projeto android x86, veja abaixo como fazer dualboot com o Ubuntu (não testado em outras distribuições).
Atenção: Esse processo deve ser feito com muito cuidado, pois um passo errado poderá danificar o boot e a recuperação do grub deverá ser feita por meio de um pendrive bootável. Não são todos os hardwares compatíveis com o RemixOS, os nossos testes foram realizados em um i5 4° geração sem vídeo dedicado ou híbrido.
Primeiro passo: Download da ISO
Para baixar a ISO do remix para o seu computador basta clicar
aqui e selecionar a opção de download mais adequada, recomendamos o download via torrent pois há uma menor chance do download falhar ou corromper.
Segundo passo: extrair e montar a ISO
Vá até a pasta onde baixou a ISO do RemixOS, extraia e entre na pasta resultante da extração, nela terá um arquivo com o nome iniciado por Remix_OS_for_PC_Android e com a extensão .iso, basta montar esse arquivo (no nautilus basta clicar com o botão direito no arquivo e selecionar a opção “Abrir com Montador de imagem de disco”), e ele aparecerá como um disco removível.
Terceiro passo: criar a pasta na raiz e copiar os arquivos
Nesse passo será necessário permissões de root no terminal, seguem os comandos abaixo:
mkdir /remix
mkdir /remix/data
cd /media/$USER/Android-x86 LiveCD
cp -R * /remix
Quarto passo: criar a entrada no GRUB
Para esse passo, usaremos o grub-customizer, um editor de entradas do grub de fácil utilização:
sudo apt install grub-customizer
grub-customizer
Digite a sua senha e o programa irá abrir com suas entradas do sistema conforme print abaixo.
Nesse ponto basta criar uma nova entrada (editar, novo) com o nome RemixOS e o tipo será ‘outro’.
Em ‘boot sequence’ cole o script abaixo:
insmod part_gpt
search --file --no-floppy --set=root /remix/system.sfs
linux /remix/kernel root=/dev/ram0 androidboot.hardware=remix_x86_64 androidboot.selinux=permissive CMDLINE
initrd /remix/initrd.img
Em seguida clique em ok e depois em salvar.Reinicie o computador e caso não esteja configurado para mostrar automaticamente o menu do grub, antes que a tela de carregamento apareça basta apertar ‘esc’ uma vez e ele aparecerá, selecione o RemixOS e ele irá carregar, o primeiro boot pode demorar um pouco (até 25 minutos).
Dica: após o primeiro boot, vá nas configurações e altere o método de entrada para ‘Brasil’ para que possa utilizar os acentos no teclado.