Richard Stallman diz que a nova Red Hat deveria parar

Richard Stallman diz que a nova Red Hat deveria parar

Em um evento recente, o fundador do movimento do software livre, Richard Stallman, compartilhou sua experiência com o câncer e criticou a política de suporte da Red Hat. Stallman revelou que está sofrendo de um tipo de linfoma chamado folicular, que é de baixa gravidade e controlável. Ele disse que está fazendo tratamento e que não pretende abandonar sua luta pela liberdade do software.

Stallman também aproveitou a ocasião para denunciar os contratos de suporte da Red Hat, que impedem os clientes de compartilhar o software de código aberto da empresa. Ele afirmou que essa prática pode ser contrária à licença GPL, que garante o direito de redistribuir o software livre. Ele disse que não tem certeza se a Red Hat está violando a GPL, mas que sua atitude é “anti-social”.

“O que eles estão fazendo é ameaçar cancelar o suporte aos usuários que fazem o que deveriam poder fazer, que é redistribuir o software livre que recebem da Red Hat, e isso a Red Hat deveria parar”, disse ele. “Há outro aspecto, que é o fato de que os clientes de suporte têm que pagar de acordo com o número de usuários e de máquinas que recebem o suporte. Isso é um problema menor, que não me parece relevante. O importante é que eles estão tentando impedir que os usuários redistribuam o software, pois é para isso que a GPL serve. Espero que a pressão da comunidade faça a Red Hat mudar esse aspecto dos contratos.”

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.