Quem busca por visibilidade online provavelmente já ouviu falar em search engine optimization (SEO). As otimizações para os mecanismos de busca, como o Google e o Bing, fazem parte das estratégias de marketing digital para alcançar uma posição de destaque nos resultados de pesquisa. Mais especificamente, o objetivo é estar no primeiro resultado do Google quando alguém fizer uma busca.
Para isso, é preciso acompanhar as tendências do setor, pois, ficar por fora das novidades do universo de SEO pode custar caro para um site, deixando-o esquecido na web. Por outro lado, essa tarefa não é tão simples, podendo ser um desafio, principalmente para os iniciantes, acompanhar as novidades e entender todos os conceitos.
Pensando nisso, o canal Google Search Central lançou a série “SEO Made Easy” com vídeos curtos e didáticos para ensinar conceitos básicos sobre SEO aos profissionais do marketing digital. A intenção é ajudar iniciantes na área a melhorar o desempenho dos sites nos resultados de pesquisa do Google, mas, posteriormente, serão lançados conteúdos mais aprofundados sobre estratégias de ranqueamento.
A ideia é que futuramente dúvidas relacionadas a diferentes aspectos do SEO sejam respondidas, como o que é link building, por exemplo. Nesse contexto, mesmo os profissionais mais experientes devem ficar de olho nessa novidade do Google.
A expectativa é que a série seja mais uma fonte de informação sobre SEO, inclusive sobre as temidas atualizações do Google. Normalmente, elas podem afetar a classificação dos sites, reduzir tráfego e diminuir a autoridade de domínio. Nesse caso, uma agência especializada em link building pode ser acionada para entender o que mudou no algoritmo do buscador e promover otimizações para retomar a relevância do site perante o mecanismo de busca.
Conteúdo acessível e linguagem fácil
Um dos pontos positivos da série disponibilizada pelo Google é a acessibilidade. Ela conta com tradução automática em áudio para diversos idiomas, inclusive o português.
Comandada por Martin Splitt, especialista na equipe de Relações de Pesquisa do Google, a série incorpora uma linguagem fácil de ser entendida. Com vídeos curtos, entre dois e três minutos, é possível entender temas complexos de forma intuitiva, com exemplos e aplicações práticas.
O episódio de estreia apresenta dicas de como modificar o nome do seu site na página de resultados do Google. Na sequência, são abordados temas gerais sobre como o Google vê um conteúdo, maneiras de melhorá-lo, configurações de sitemaps, questões técnicas e velocidade de páginas.
Além disso, também é possível aprender a utilizar a ferramenta Google Search Console, indispensável para promover otimização dos sites. O episódio mais recente oferece instruções sobre como configurar dados estruturados para aparecer nos resultados de pesquisas aprimoradas do Google.
Isso significa que um site pode ser exibido com maior destaque, além do link azul clicável, apresentando imagens, avaliações e outros elementos. Na série de vídeos, os visitantes são estimulados a deixar comentários e perguntas. Dessa forma, é possível que os próximos vídeos solucionem essas dúvidas.
Para quem a série é destinada?
Qualquer pessoa que tenha um site pode ser beneficiada pela série do Google no YouTube. Entretanto, profissionais da área podem encontrar ainda mais oportunidades.
Proprietários de pequenas empresas, por exemplo, podem adquirir uma vantagem competitiva no seu nicho ao dominar as práticas de SEO. Por outro lado, profissionais de marketing digital podem ampliar seus conhecimentos com os vídeos e usá-los como fonte para se manterem atualizados.
Além disso, blogueiros e criadores de conteúdo também podem encontrar dicas para ajudar na otimização de blogs, sites e canais do YouTube, alcançando um público cada vez maior.
Qual a importância de entender SEO?
As práticas de SEO são conhecidas por trazer resultados sólidos e duradouros aos sites, ou seja, trata-se de estratégias que podem aumentar o volume de tráfego orgânico que um site recebe a longo prazo. Geralmente, os resultados trazidos por tráfego pago acabam junto com o investimento.
Ao contrário dos anúncios e links patrocinados, as otimizações de SEO concentram-se em melhorar a autoridade e a relevância de um site perante os mecanismos de busca. Para isso, é preciso entender como conquistar backlinks de qualidade, escrever bons conteúdos, ter uma boa arquitetura do site, entre outros fatores de ranqueamento do Google.
Nesse sentido, é possível alcançar classificações mais altas nos resultados de pesquisa, pois, o buscador entende que aquela página é confiável e oferece uma boa experiência aos usuários. Quanto mais perto do topo das buscas, maiores as chances de receber cliques e fortalecer a presença online.