A Sentons quer facilitar a vida dos fornecedores de smartphones ajudando-os a livrar-se dos botões físicos e substituí-los por botões virtuais padronizados. Assim, seu próximo telefone pode não ter botões. Por botões virtuais, não queremos dizer os botões de software que costumavam enfeitar a parte inferior dos displays do Android. Estamos falando do que a Sentons chamava de espaços definidos por software (ou SDS) que substituem os botões tradicionais, como o power e os botões de volume.
Seu próximo telefone pode não ter botões
O SDS ButtonBar é uma substituição. A Sentons diz que seu novo ButtonBar fornecerá uma solução padronizada que incorpora o melhor dos botões físicos com a flexibilidade dos botões virtuais. O ButtonBar é composto por “mais de 20 sensores discretos modulados por ultrassom do tamanho submicrônico distribuídos em uma barra curta de 1,9 polegadas”. Ele foi feito para ser colocado em qualquer lugar e funcionar com qualquer tipo de tela, incluindo os displays dobráveis que os fornecedores estão experimentando.
O CEO da Sentons, Jess Lee, disse:
À medida que os designs de telefones evoluem com designs industriais mais finos, antenas avançadas de 5G e redução da contagem de aberturas, os fabricantes estão lutando para colocar os botões à moda antiga. O ButtonBar atende diretamente a essas necessidades, enquanto ainda oferece a sensação tátil de um botão físico. O perfil elegante e a flexibilidade de posicionamento do ButtonBar mudam o jogo, e estamos muito entusiasmados por trazer esta solução ao mercado em escala com a nossa parceira Foxconn.
HS Chou, funcionário da GIS (membro do Foxconn Group) disse:
A substituição de botões mecânicos tem sido um dos objetivos mais procurados na fabricação de dispositivos móveis. A tecnologia da Sentons é significativa e a Foxconn GIS está entusiasmada em fazer parceria com eles para entregar nessa escala.
Vantagens e desvantagens
Por que queremos smartphones sem botões? Bem, existem algumas razões. Por exemplo, falhas no hardware ficam limitadas sem a presença de botões físicos que falham. Além disso, há impermeabilização melhorada. A Sentons diz que seus botões não têm as aberturas dos botões atuais. Portanto, o smartphone pode suportar uma classificação IP68 completa.
Por outro lado, problemas comuns de software, como telefones congelados, são frequentemente atenuados por soluções de hardware, como puxar a bateria ou pressionar o botão liga/desliga. Assim, as soluções de hardware podem ajudar a corrigir falhas de software onde as soluções baseadas em software não podem, e esse é um problema que qualquer fabricante que adote botões virtualizados precisará considerar com cuidado.
Fonte: Android Central