Código-fonte do OneOps do Walmart disponível!

codigo-fonte-oneops-walmart

Para aqueles que nos pediram uma alternativa ao OneOpes, saiba que não existe, devido a empresa Walmart, ter liberado o código do seu aplicativo em nuvem OneOps no GitHub. A empresa desenvolveu a plataforma OneOps para uso com aplicações na nuvem em ambientes de armazenamento variado que mudam com frequência. Então, você pode utilizar o próprio OneOps.

Ele permite que fornecedores de e-commerce implantem seus aplicativos em plataformas como Microsoft Azure, Rackspace e CenturyLink em nuvens públicas, privadas ou híbridas desde que tenham como base o OpenStack.

Uma de suas principais características é permitir que as organizações alternem entre provedores para tirar vantagem das mudanças no preço, características e escalabilidade, disse o Walmart. Os desenvolvedores podem criar e implantar facilmente aplicativos na nuvem com a mesma tecnologia independente de fornecedores.

Ele permite que os desenvolvedores codifiquem seus produtos em um híbrido, multicloud, dando-lhes a capacidade de testar e alternar entre provedores de nuvem, de acordo com a empresa.

Couchbase integrou sua tecnologia NoSQL na plataforma OneOps. OneOps também suporta Node.js, ElasticSearch, Docker e outros.

Código-fonte do OneOps Walmart disponível

Este último movimento é o resultado de um esforço de modernização de TI que a empresa começou em 2011. No entanto, não tem recebido muito crédito por ser o pensamento futurista, disse o site LinuxInsider.

O sucesso deve polir a reputação do Walmart, o que poderia desviar alguns dos desafios recentes e críticas que a empresa sofreu. Não seria ruim para a empresa ser vista como uma vanguarda da inovação de varejo, disse King.

A Walmart adquiriu a plataforma OneOps em 2013 de uma empresa startup fundada dois anos antes. Essa aquisição alimentou a conversão de seu próprio software de e-commerce a partir de um aplicativo monolítico pesado em uma plataforma global de e-commerce.

Desde então, o Walmart tem crescido a plataforma na qual seus 3.000 engenheiros construíram para gerir novos produtos. A Walmart gerencia seus sites de comércio eletrônico com OneOps. Seus engenheiros usam a plataforma para fazer mais de 30.000 alterações por mês.

Outros recursos incluem ferramentas de monitoramento, ferramentas de auto-escala para gerenciar o tamanho de um determinado cluster. Para os administradores, a plataforma oferece integração com serviços de identidade corporativa, gestão de quotas e um sistema de gerenciamento de configuração.

Ao contrário do que muitos pensam, o OneOps não representa ameaça competitiva direta para negócio nuvem da Amazon pelo menos não abertamente, Pund-IT disse.

Ao abrir o código de sua plataforma de gerenciamento de nuvem, isso não é uma tentativa de competir com a Amazon, de acordo com a Walmart. É apenas uma maneira de estender a utilidade do OneOps.

Nós não temos nenhum interesse em competir com os provedores de nuvem ou se tornar um. Nosso foco tem sido sempre sobre os milhões de clientes que fazem compras Walmart globalmente a cada semana, disse o porta-voz Walmart Bao Nguyen.

Desenvolvedores do Couchbase estavam entre os primeiros a expressar apoio para o anúncio Walmart esta semana. Couchbase é um banco de dados NoSQL distribuído e projetado para desempenho, escalabilidade e disponibilidade oferecida via OneOps como uma opção de banco de dados NoSQL.

O movimento do Walmart vai ajudar ainda mais a adoção da tecnologia de banco de dados Couchbase. É um dos bancos de dados primários utilizados com OneOps, disse Mayuram.

Os benefícios são os mesmos para todos os ativos de código aberto: capturando melhorias para a plataforma que são desenvolvidos pela comunidade, melhorando a dinâmica e de longo prazo a saúde e vitalidade do OneOps.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.