Windows VS Linux: guerra que a Microsoft sempre vai perder!

Microsoft incrementa uso do Linux no Windows para IoT no Azure
Microsoft reduz o tempo de inicialização do Hyper-V para grandes VMs do Azure com Linux 5.19

A “batalha” entre o Windows e o Linux é mais que ficção, e ela tem sido travada nas últimas duas décadas. O que cada lado vem dizendo é que não tem sido realmente uma batalha, mas sem dúvida isso vem mudando enquanto o Linux se torna claramente uma força a ser reconhecida. Inclusive temos um artigo onde citamos 25 motivos usar o Linux.

O Linux criou sua reputação por ser mais seguro, estável e confiável, mas a sua quota de mercado para desktop tem-se mantido bastante plana. Está em 3% no melhor dos cenários, o que pode parecer estranho, já que a maioria das distribuições Linux são livres. A quota de mercado de servidores bate qualquer um, e o Linux domina sem qualquer concorrência real.

Sistemas baseados em Linux estão mais fáceis que nunca!

O Linux também vem com uma bagagem que é difícil de se livrar. Muitos usuários potenciais ainda pensam que o Linux é um sistema complicado de instalar e de usar, sem saber que ele se tornou muito mais amigável nos últimos anos.

Muitos dos aplicativos regulares que você usaria em um PC com Windows também estão disponíveis no Linux, muitas vezes, com a paridade de recursos, por isso não deve haver uma razão para que esse burburinho continue se espalhando.

Linux e a ameaça a Microsoft

A Microsoft nunca considerou realmente o Linux uma ameaça para o mercado de desktop e nunca quis fazer nada sobre isso. O Linux não é uma empresa, e como tem o código aberto não tem lobby. Todo mundo está fazendo sua parte e todo mundo está melhorando o Linux continuamente usando o poderoso martelo que é a GPL.

O Linux está lentamente saindo de um grande descanso, e está começando a se mover, ainda que seja uma evolução muito lenta. Já, o kernel do Linux é o maior esforço de software cooperativo no planeta, e o mundo do código aberto está ficando maior a cada dia.

Novos aplicativos são lançados no Linux o tempo todo para uma tarefa que eram normalmente reservados para o Windows ou Mac OS X, como edição de vídeo não-linear ou modelagem 3D. As coisas poderiam ser melhores, mas os aplicativos são melhorados o tempo todo.

Em breve, muito em breve, os usuários Windows e Mac OS X vão mudar para o Linux porque é grátis, poderoso, e ele vem sem nenhum compromisso.

Outros fatos sobre o uso do linux

O fato de que o Linux é fácil de instalar e usar, mesmo por iniciantes, vai lentamente afundar na consciência coletiva, e o domínio do Windows do mercado vai começar a desvanecer-se.

Mesmo que o Windows fosse livre, o que não é, não seria o que realmente importa. Mesmo se o Windows fosse livre, isso não importaria. O que realmente importa é todo o ecossistema e não apenas sobre uma pequena parte.

A ideia é que o Linux vai em breve começar a transgressão em território do Windows, e o conflito que costumava ser o tema de piadas que você poderia imprimir em camisetas e xícaras de café se tornará real.

Em dois ou três anos, os jogadores não terão um motivo real para comprar o Windows para jogar. As pessoas que estão a procurar uma experiência de desktop regular, irão descobrir que instalar o Linux é muito mais seguro do que o Windows e que as coisas funcionam praticamente da mesma maneira.

O conflito entre o Linux e o Windows é agora como um vulcão adormecido, mas vai em breve entrar em erupção. Vai ser espetacular assistir, mas você não pode esperar a vitória da Microsoft.

H

Ela é apenas uma empresa que trabalha contra a corrente de dezenas de milhares de desenvolvedores de código aberto que estão fazendo as mesmas coisas, mas apenas por liberdade e justiça, com foco em melhorar o que já está feito.

Este status que entre a Microsoft e o Linux não vai durar muito tempo, especialmente depois que o Linux começar a canibalizar a quota de usuário do Windows. Isso não vai acontecer hoje ou amanhã, mas está acontecendo, e as probabilidades são de que a Microsoft acabará por desaparecer.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.