Três anos de passaram desde o lançamento do Ubuntu 14.10, e agora estamos prestes a ver a próxima versão do Ubuntu, a 17.10 que vai ser lançado em breve. Mas, vemos mudanças de ambientes, atualização de pacotes e muitas outras coisas sendo ajustadas no Ubuntu, e será que depois de tantas mudanças o desempenho do Ubuntu melhorou ou piorou?
Vamos então verificar se o desempenho do Ubuntu melhorou!
Confira então uma análise realizada com o Phoronix Test Suite. Um verdadeiro teste entre o Ubuntu 14.10 vs Ubuntu 17.10, mas em qual computador foram feitos os testes? Confira abaixo a máquina utilizada.
Testando os discos, os famosos testes I/O
O desempenho do disco melhorou um pouco no Ubuntu 17.10, para todos os testes foi usado disco SSD e a versão mais recente 17.10 teve um desempenho melhor do que o Ubuntu 14.10 lançado a três anos atrás, os testes foram feitos usando o sistema de arquivos EXT4, bom, isso é um resumo dos testes, mas se você quer ir mais afundo confira os gráficos abaixo.
E o OpenGL melhorou no Ubuntu?
A gente sabe que o HD Graphics 5500 não é tão bom para muitos jogos atuais, mas o desempenho da Intel OpenGL avançou bastante nos últimos três anos. Além do desempenho altamente melhorado, o driver Intel i965 Mesa avançou do OpenGL 3.3 para o OpenGL 4.5. O driver Intel ANV Vulkan também surgiu junto com outras melhorias/recursos no drive de código aberto Mesa. Bom, quer a prova disso? Veja os gráficos abaixo!
Os testes com a CPU são bem relativos, isso vai depender do tipo de aplicação que esta sendo executadas, mas um detalhe importante, sabemos que no decorrer dos lançamentos várias versões do GCC sofreram mudanças e atualizações, então, em alguns testes o desempenho é superior e também as vezes não há muita diferença.
Bom, analisando o Ubuntu 14.10 vs Ubuntu 17.10 o desempenho pode ser considerado superior, mas sempre é muito importante relatar que manter o seu sistema atualizado, é essencial para aproveitar as correções e melhorias implementadas no Ubuntu, a Comunidade Ubuntu é bastante sólida e ao mesmo tempo preocupada em fazer com que o Ubuntu seja melhor a cada lançamento.