Parece que a Canonical decidiu lançar o novo sistema operacional Ubuntu 19.04 (Disco Dingo) com uma nova série de novos kernel, ou seja, o recentemente lançado Linux 5.0. Apelidado de “Disco Dingo”, o Ubuntu 19.04 é o próximo grande lançamento do popular sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela Canonical. Ele promete introduzir vários aprimoramentos e novos recursos, incluindo um novo kernel, o Linux 5.0 e o Gnome 3.32.
Lançada no fim de semana, a série de kernel Linux 5.0:
- adiciona suporte a FreeSync no driver de placa gráfica AMDGPU para visualização livre de interrupções em máquinas usando GPUs AMD Radeon;
- suporte a arquivos de troca no sistema de arquivos Btrfs;
- suporte a criptografia do sistema de arquivos Adiantum em fscrypt para dispositivos de baixa potência;
- O kernel Linux 5.0 também adiciona aprimoramentos de gerenciamento de energia para dispositivos usando CPUs big.LITTLE ARM graças a um novo recurso de agendamento com reconhecimento de energia;
- suporte para o recurso Generic Receive Offload (GRO) na implementação UDP;
- e suporte para o sistema de arquivos binderfs. execução de várias instâncias do Android.
Ubuntu 19.04 está chegando em 18 de abril
Atualmente, ele está na fase de desenvolvimento Feature Freeze. Portanto, a Canonical está trabalhando agora para adicionar alguns toques de última hora no lançamento do Ubuntu 19.04 (Disco Dingo). Além disso, uma versão beta estará disponível para testes públicos no final do mês, em 28 de março. Da mesma forma que para o Ubuntu, os demais sabores oficiais devem ser incluídos, como Kubuntu, Xubuntu e Lubuntu.
A versão final do sistema operacional Ubuntu 19.04 (Disco Dingo) está agendada para 18 de abril de 2019. Além do envio com a série de kernel Linux 5.0, o Ubuntu 19.04 também incluirá o ambiente de desktop GNOME 3.32. Então caso seja mantida a tradição, o Ubuntu 19.04 será suportado até janeiro de 2020.