Ubuntu 24.10 "Oracle Oriole" será o primeiro lançamento a ser fornecido com o kernel upstream mais recente 

Imagem com a logomarca do Ubuntu

A Canonical desistiu e mudou sua política de seleção de versão do kernel em lançamentos do Ubuntu. A empresa entregará a mais recente e melhor série de kernel Linux começando com o Ubuntu 24.10 em outubro de 2024.

O Ubuntu é provavelmente a única distribuição que não oferece aos usuários acesso aos kernels mais recentes, pelo menos não oficialmente e não de forma fácil. Enviar uma nova versão do Ubuntu com o melhor e mais recente kernel Linux foi provavelmente um dos recursos mais solicitados pela comunidade Ubuntu.

Como era antes?

Novos lançamentos do Ubuntu sempre eram enviados com um kernel que estava prestes a atingir o fim de sua vida útil suportada logo após o lançamento ou já estava em EOL.

A Canonical sempre teve uma abordagem conservadora de “esperar para ver” para escolher uma versão do kernel Linux para os próximos lançamentos do Ubuntu, mas isso finalmente está prestes a mudar.

Imagem com pássaro

Para fornecer aos usuários o que há de mais moderno em recursos e suporte de hardware, o Ubuntu agora enviará a versão mais recente disponível do kernel Linux upstream na data de congelamento de lançamento especificada do Ubuntu, mesmo que o upstream ainda esteja no status Release Candidate (RC).

Brett Grandbois, Diretor de Engenharia de Kernel da Canonical


Portanto, começando com o Ubuntu 24.10 “Oracle Oriole”, a equipe do kernel da Canonical usará a próxima série de kernel Linux 6.11, que deve ser lançada em meados ou final de setembro de 2024. O Ubuntu 24.10 será lançado em 10 de outubro, com a versão beta chegando para testes públicos em 19 de setembro de 2024.

Ressalvas para o lançamento

A Canonical deve enviar uma única versão do kernel para lançamentos provisórios do Ubuntu que são suportados por apenas nove meses. Como tal, se o Ubuntu 24.10 for enviado com o kernel Linux 6.11, ele provavelmente não receberá uma versão mais nova do kernel, como o kernel Linux 6.12, durante sua vida útil suportada.

Quanto aos lançamentos do Ubuntu LTS (Long Term Support), a Canonical disse que nada mudará e que eles receberão versões mais recentes do kernel no formato HWE (Hardware Enablement) do lançamento provisório atual do Ubuntu quando ele se alinhar com um lançamento pontual do Ubuntu LTS. Por exemplo, o Ubuntu 24.04.2 LTS será lançado com o kernel Linux 6.11 do Ubuntu 24.10.

A Canonical também mencionou que os Ubuntu Kernel Livepatches continuarão normalmente para kernels lançados. Não está claro neste momento se a versão do kernel dos próximos lançamentos do Ubuntu receberá lançamentos pontuais do kernel ou se a versão será estática como antes e será continuamente corrigida pela Canonical.

Via: 9to5Linux