Loki 3.0 oferece suporte nativo ao padrão OpenTelemetry e melhora os gráficos Helm

Grafana Loki agrega dados de log de diversas fontes e pode pesquisar com eficiência até mesmo grandes quantidades de dados. Na nova versão principal Loki 3.0, um filtro Bloom ajuda nisso. Além disso, ele oferece suporte nativo ao padrão OpenTelemetry e melhora os gráficos Helm.

Loki 3.0

Os chamados filtros Bloom podem descobrir rapidamente quais dados já apareceram em um fluxo de dados e quais ainda não apareceram nele. Loki 3.0 usa filtros Bloom pela primeira vez para agilizar a busca por texto. Porém, os filtros ainda são considerados experimentais e, portanto, ainda não devem ser utilizados em ambientes produtivos. Outra novidade é o suporte nativo para OpenTelemetry. O resultado é um pipeline de ingestão simplificado e consultas mais intuitivas nos logs do OpenTelementry. O exportador Loki não deveria mais ser absolutamente necessário.

Os gráficos Loki Helm suportam o modo “Distribuído” e incluem Memcached por padrão. Outras otimizações têm como objetivo melhorar as operações do Loki.

Metadados Estruturados, Telemetria Aberta, Esquemas e Índices

Um recurso principal do Loki 3.0 é o suporte nativo para o Open Telemetry Protocol (OTLP). Isso é possível graças a um novo recurso do Loki chamado Metadados Estruturados, um local para metadados que não pertence a rótulos ou linhas de log. Os recursos e atributos do OTel costumam ser um ótimo exemplo de dados que não pertencem ao índice nem à linha de log. Os metadados estruturados são habilitados por padrão no Loki 3.0, no entanto, exigem que seu esquema ativo use o tsdbtipo de índice E o v13esquema de armazenamento.

Por fim, os desenvolvedores limparam o código e finalmente removeram alguns recursos que já haviam sido marcados como obsoletos na versão anterior. Além disso, alguns pontos de API, definições de configuração e opções de armazenamento são considerados privados no Loki 3.0 – este último inclui em particular o BoltDB Store. Se você deseja atualizar a instalação do Loki para a versão 3.0, você definitivamente deve ler o guia de atualização.

À medida que mais versões são lançadas, é mais provável que surjam problemas inesperados ao mover-se entre várias versões ao mesmo tempo. Se possível, tente manter-se atualizado e fazer atualizações sequenciais. Se você quiser pular versões, experimente em um ambiente de desenvolvimento antes de tentar atualizar a produção.

Se você tiver dúvidas sobre a atualização para o Loki 3.0, pode entrar na Comunidade e tirar suas dúvidas por lá. Tire o máximo de informações, antes de qualquer coisa.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile