LoongArch, saiba o que é!

LoongArch é um tema que está quente na Comunidade Linux e já teve seu código mesclado ao Linux Kernel 6.8.

LoongArch é uma arquitetura de CPU que foi desenvolvida pela empresa chinesa Loongson. Ela é uma arquitetura proprietária que foi lançada em 2020 e é baseada em RISC (Reduced Instruction Set Computer, ou Computador de Conjunto de Instruções Reduzidas). Inclusive, o Linux Kernel 6.8 terá suporte nativo ao LoongArch, isso trará um impacto positivo na Comunidade de um modo geral.

O que é RISC?

RISC é um estilo de arquitetura de CPU que possui um número reduzido de instruções limitadas, mais velozes de serem executadas. Isso contrasta com a arquitetura CISC (Complex Instruction Set Computer, ou Computador de Conjunto de Instruções Complexas), que possui um grande número de instruções mais complexas e demoradas para serem executadas. Você também pode ler um outro artigo onde explicamos tudo sobre a arquitetura RISC.

Inspirado no MIPS64 e no RISC-V

A arquitetura LoongArch é inspirada no MIPS64 e no RISC-V. MIPS64 é uma arquitetura de CPU baseada em RISC que foi desenvolvida pela MIPS Technologies. RISC-V, por outro lado, é uma arquitetura de CPU de código aberto baseada em RISC.

Por que o LoongArch foi desenvolvido?

O LoongArch foi desenvolvido para impulsionar a indústria doméstica de fabricação de CPU da China, sem depender de outras fontes. Isso é parte de um esforço maior para aumentar a independência tecnológica da China.

Conclusão

Em resumo, o LoongArch é uma arquitetura de CPU baseada em RISC desenvolvida pela Loongson. Ele é inspirado no MIPS64 e no RISC-V e foi criado para ajudar a impulsionar a indústria de fabricação de CPU da China. Embora seja uma arquitetura relativamente nova, ela representa um passo significativo para a independência tecnológica da China.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile