Lubuntu 24.04 LTS será enviado com sessão Wayland opcional e instalador aprimorado

A versão Noble Numbat contará com um instalador Calamares atualizado com novas opções para melhorar a experiência de instalação do Lubuntu.

Claylson Martins
5 minutos de leitura

A distribuição Lubuntu 24.04 LTS será enviado com sessão Wayland opcional e instalador aprimorado. A versão Noble Numbat contará com um instalador Calamares atualizado com novas opções para melhorar a experiência de instalação do Lubuntu.

O desenvolvedor Lubuntu Simon Quigley dá a notícia hoje, exclusivamente para 9to5Linux.com, de que o próximo sistema operacional Lubuntu 24.04 LTS (Noble Numbat) será enviado com uma sessão Wayland opcional para sua oferta de desktop LXQt.

Faltando seis meses para o lançamento final no final de abril de 2024, Lubuntu 24.04 LTS já parece ser um lançamento emocionante para os fãs do ambiente de desktop leve LXQt . Já disse isso e direi novamente, 2024 é o ano do desktop Wayland e o Lubuntu 24.04 LTS não irá decepcionar seus usuários.

Embora a equipe do Lubuntu planeje oferecer suporte à sessão Xorg até 2026 para ajudar os usuários com GPUs mais antigas, o próximo lançamento do Lubuntu 24.04 LTS oferecerá aos usuários uma sessão Wayland opcional junto com a sessão padrão do Xorg. No entanto, a situação será invertida no próximo ano com o lançamento do Lubuntu 24.10, que será fornecido com o Wayland por padrão.

Além da sessão opcional do Wayland, o Lubuntu 24.04 LTS promete uma experiência de instalação aprimorada através da adição de uma página “Personalizar” ao instalador gráfico Calamares, que contará com um novo ícone na área de trabalho, para dar aos usuários a escolha de três opções de instalação predefinidas, nomeadamente Instalação Mínima (sem Snaps), Instalação Normal e Instalação Completa (a Instalação Normal com aplicativos adicionais).

Lubuntu 24.04 LTS será enviado com sessão Wayland opcional e instalador aprimorado

Além disso, a nova página “Personalizar” no instalador do Calamares permitirá que os usuários instalem software adicional de terceiros que possam precisar com a nova instalação do Lubuntu. Isso inclui o popular aplicativo de pintura digital Krita, cliente de e-mail, calendário e bate-papo Mozilla Thunderbird, aplicativo de mensagens criptografadas de ponta a ponta baseado em Element Matrix e Virtual Machine Manager para gerenciar máquinas virtuais por meio de libvirt.

Lubuntu 24.04 LTS será enviado com sessão Wayland opcional e instalador aprimorado

Outro recurso interessante no próximo lançamento do Lubuntu 24.04 LTS (Nobal Numbat) é uma tela de “Primeira inicialização” que avisará os usuários ao inicializar a imagem ISO ao vivo. Esta tela permitirá que você selecione uma rede Wi-Fi e defina o idioma padrão do sistema antes de tentar ou instalar o Lubuntu.

“Se você tiver uma conexão com a Internet ou se seu idioma for um dos cinco melhores do mundo, isso também fará o download dos pacotes de idiomas GNOME, KDE e LibreOffice. Um falante não nativo de inglês nunca deveria ter que ler inglês para usar o Lubuntu, esse é o nosso objetivo. Também não adiciona muito espaço em disco (menos de 20 MB por idioma)”, disse Simon Quigley.

Mais sobre o novo Lubuntu

Abaixo está uma maquete que criei para a equipe do Lubuntu, caso decidam incluí-la no próximo lançamento. A tela atual de “Primeira inicialização” ainda é um trabalho em andamento, mas você pode ter uma ideia antecipada baixando as ISOs mais recentes de compilação diária do Lubuntu 24.04 LTS.

Lubuntu 24.04 LTS também promete um aplicativo gráfico baseado em GTK para gerenciar dispositivos Bluetooth, uma ferramenta SDDM Configuration Editor para configurar a tela de login, a ferramenta Redshift pré-instalada por padrão para escurecer a tela à noite e vários novos temas LXQt por padrão, incluindo um novo tema escuro moderno e um tema inspirado no Windows Eleven.

Além disso, haverá melhorias na experiência do usuário de gerenciamento de energia, um ícone de bateria atualizado, um ícone do Manual Lubuntu atualizado e provavelmente muitos pequenos ajustes na interface do usuário para tornar sua experiência de desktop LXQt mais agradável. Para mais detalhes, confira a postagem do blog oficial.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.