in

Lutris atualizado com a DLL D3D12 fornecida pelo VKD3D-Proton

Veja as novidades da nova versão.

O gerenciador da plataforma de jogos de código aberto da Lutris, que também facilita a instalação de jogos para Windows via Steam, agora está empregando o fork VKD3D-Proton da Valve para Direct3D 12 sobre Vulkan.

Conforme descrito no início deste mês, os desenvolvedores financiados pela Valve começaram a trabalhar no “VKD3D-Proton” como um fork do VKD3D da Wine. Assim como o Proton é o Wine, o VKD3D-Proton procura iniciar o VKD3D for Direct3D 12 em camadas sobre a API Vulkan e obter mais jogos novos e de alto nível do Windows começando a rodar bem no Linux. Desempenho e compatibilidade de jogos são os fatores determinantes para o VKD3D-Proton.

Lutris atualizado com a DLL D3D12 fornecida pelo VKD3D-Proton

Com a versão do Lutris 0.5.7.1, agora existe uma DLL do Direct3D 12 baseada no VKD3D-Proton como parte do tempo de execução DXVK do gerenciador do jogo. A esperança é que isso seja atualizado mais rapidamente e forneça melhor compatibilidade para os títulos do Direct3D 12 em execução no Lutris.

O envio do VKD3D-Proton como parte de seu tempo de execução DXVK é a única alteração listada no Lutris 0.5.7.1, que pode ser encontrada no GitHub.

Valve trabalhando em um fork VKD3D para obter Direct3D 12 Advanced para Proton/Steam

Lutris atualizado com a DLL D3D12 fornecida pelo VKD3D-Proton

Enquanto os desenvolvedores do Wine continuam trabalhando no VKD3D para fornecer uma camada de tradução do Direct3D 12 para Vulkan para o Wine, um desenvolvedor da equipe Proton da Valve o escolheu como Proton-VKD3D por concentrar seus esforços em obter o suporte do D3D12 para o Proton que alimenta o Steam Play.

O CodeWeavers continua trabalhando no VKD3D. No entanto o VKD3D-Proton é o fork da Valve em que eles podem trabalhar mais livremente em seu suporte focado em jogos. A ideia é permitir que os jogos Direct3D 12 Windows sejam melhor suportados no Linux com o Steam Play.

Hans-Kristian Arntzen, que já trabalha há algum tempo para a Valve nos assuntos da Vulkan e da API de gráficos, é o que hospeda esse repositório Git VKD3D-Proton. O repositório descreve as prioridades de desenvolvimento:

Desempenho e compatibilidade são alvos importantes, à custa da compatibilidade com drivers e sistemas mais antigos. Extensões e recursos modernos do Vulkan são usados ??agressivamente para melhorar o desempenho e a compatibilidade. Recomenda-se o uso dos mais recentes drivers em que você pode obter as melhores experiências. A compatibilidade com a API autônoma do vkd3d não é uma meta deste projeto.

Além de Hans-Kristian trabalhar neste fork Proton, Joshua Ashton, da D9VK (agora DXVK), foi o outro desenvolvedor que contribuiu para esse projeto desde que foi iniciado em meados de junho.

Phoronix