Lutris Game Manager adiciona suporte ao Steam Deck

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O fundador da Lutris, Mathieu Comandon, lançou a versão 0.5.10 deste software de gerenciamento de jogos popular e de código aberto para distribuição GNU/Linux, um lançamento importante que adiciona suporte ao Steam Deck e muitos outros novos recursos. Como mencionado, a maior novidade na versão Lutris 0.5.10 é o suporte para o dispositivo portátil de jogos Steam Deck da Valve. Sendo assim, permite que os proprietários instalem e utilizem ainda mais jogos em seus Steam Decks, de fontes como GOG, Epic Game Store ou até mesmo o Site Lutris.

Enquanto uma versão do Flatpak ainda está em andamento, os usuários do Steam Deck terão que instalar o Lutris dos repositórios Arch Linux e AUR, mas você terá que desabilitar o sinalizador somente leitura da unidade do sistema do seu Deck. Depois que o Lutris estiver instalado, você poderá reativar com segurança o sinalizador somente leitura.“Recomenda-se usar o “Criar atalho do Steam” ao instalar jogos, isso tornará o jogo disponível na interface do Deck e permitirá que você se beneficie do Steam Input. Se você quiser jogar no modo desktop e usar os controles do Deck como um joypad, certifique-se de configurar o Steam de acordo, pois ele é configurado por padrão para emular teclado e mouse”, disse Mathieu Comandon.

O botão “+” na janela principal do Lutris foi reformulado nesta versão com várias novas opções além de adicionar um jogo instalado localmente. Isso inclui a capacidade de pesquisar instaladores de jogos no site da Lutris, verificar uma pasta local em busca de jogos, instalar um jogo do Windows para uma mídia óptica ou download, bem como instalar um jogo a partir de um script de instalação local.

Lutris Game Manager adiciona suporte ao Steam Deck

Lutris Game Manager adiciona suporte ao Steam Deck

Outra mudança interessante na versão Lutris 0.5.10 é o suporte para contas EA Origin e Ubisoft Connect para que você possa adicionar jogos desses locais. Obviamente, essas integrações exigem que os clientes EA Origin e Ubisoft Connect sejam instalados.

Entre outras mudanças, o Lutris agora suporta o download de patches e DLCs para jogos GOG, permite adicionar um jogo Lutris ao Steam, adiciona uma opção para ativar o suporte anti-fraude BattleEye, baixa mídia ausente na inicialização, adiciona formato de capa, adiciona um NVIDIA dedicado cache de shader para jogos Linux e Windows e habilita o F-Sync por padrão.

Por último, a barra de pesquisa para instaladores do Lutris foi movida de uma guia no serviço Lutris para a janela para adicionar jogos e a opção Gamescope agora está desativada por padrão para GPUs NVIDIA. Para mais detalhes e para baixar o Lutris 0.5.10, você deve conferir as notas de lançamento na página do GitHub do projeto.

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.