Hoje é:07/03/2021
LXQt 0.15.0 Desktop lançado com o novo gerenciador de arquivos

LXQt 0.15.0 Desktop lançado com o novo gerenciador de arquivos

O projeto LXQt lançou hoje a atualização LXQt 0.15.0. Ela chega três meses após a versão 0.14. Este é considerado um dos ambientes de trabalho mais leves entre todos de código aberto para as distribuições GNU/Linux. A versão LXQt 0.15.0 traz muitas melhorias e novos recursos. O mais importante é o LXQt Archiver, um gerenciador de arquivos totalmente novo e funcional que se integra ao PCManFM-Qt por padrão e é baseado em sua biblioteca principal LibFM-Qt.

Falando sobre o PCManFM-Qt, o gerenciador de arquivos padrão do LXQt, ele recebeu várias melhorias. Isso inclui uma melhor navegação do teclado, suporte para o modo de janela única, a capacidade de salvar senhas de montagem, dicas de ferramentas de arquivo mais avançadas, além de um tratamento mais inteligente das extensões na caixa de diálogo do arquivo LXQt.

LXQt 0.15.0 Desktop lançado com o novo gerenciador de arquivos

LXQt 0.15.0 Desktop lançado com o novo gerenciador de arquivos

Além disso, o PCManFM-Qt agora suporta os diferentes papéis de parede ao usar configurações de vários monitores. Agora também é capaz de exibir o tempo de exclusão do Lixo, lidar melhor com pastas remotas e permitir que os usuários alternem miniaturas em tempo real.

O painel LXQt também recebeu alguma atenção no LXQt 0.15.0. Um novo plug-in permitirá que os usuários alterem a luz de fundo da tela, pesquisar no menu de aplicativos agora é uma operação mais suave e agora é possível exibir apenas a área de trabalho ativa no Desktop Switcher.

Uma nova opção no Gerenciador de tarefas agora permitirá que os usuários movam janelas para a próxima ou anterior área de trabalho virtual usando apenas a roda do mouse no painel. Além disso, o posicionamento do painel foi aprimorado para configurações de vários monitores.

Outro componente que foi atualizado é o QTerminal, o emulador de terminal padrão. No LXQt 0.15.0, o QTerminal possui uma caixa de diálogo de configurações mais compacta e rolável, suporta tamanhos personalizados fixos, permite alternar para guias por índice, suporta estado sem borda e suporta o envio do histórico da linha de comando para um editor de texto.

O visualizador de imagens LXImage Qt agora possui uma entrada de menu “Abrir com …”, permite que os usuários personalizem atalhos de teclado e configurem o número máximo de arquivos recentes. Agora também suporta a exibição do contorno da imagem.

Por último, o LXQt 0.15.0 adiciona uma nova opção no LXQt Power Management para permitir que os usuários alterem a luz de fundo da tela quando o computador estiver ocioso e aprimora o arrastar e soltar telas nas Configurações do monitor da configuração do LXQt.

O LXQt (Lightweight Qt Desktop Environment) é a próxima geração do LXDE, o Lightweight Desktop Environment, já usado por padrão em distribuições populares como o Lubuntu.

Para baixar o LXQt 0.15.0, acesse o site oficial ou instale-o nos repositórios de software da sua distribuição GNU/Linux.

9to5 Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.