MacBook Air deve ser o primeiro MacBook Apple com o chip M3 de 3 nm

Os modelos do MacBook Pro devem receber o M3 apenas depois do Air

Jardeson Márcio
4 minutos de leitura

Informações apontam que a Apple deve lançar um novo MacBook Air no segundo semestre desse ano e, um relatório recente diz que esse novo dispositivo receberá o chip M3 de 3 nm da Apple, antes mesmo dos modelos MacBook Pro da empresa.

Apple deve lançar um MacBook Air com chip M3 em 2023

De acordo com um relatório do DigiTimes (Via: Gizchina), a Apple pretende lançar um novo MacBook Air no segundo semestre de 2023, possivelmente com um chip de 3nm.

Este chip provavelmente seria o M3 da próxima geração da Apple, fornecendo desempenho mais rápido e melhor eficiência de energia do que os atuais chips de 5nm da Apple.

O relatório cita fontes da indústria, mas não fornece informações adicionais sobre o MacBook Air ou uma data de lançamento firme. No entanto, vale a pena notar que o parceiro de fabricação de chips da Apple, TSMC, iniciou recentemente a produção em massa de chips de 3 nm no final de dezembro, lembra o Gizchina.

Em outras palavras, isso pode significar que o chip M3 no próximo MacBook Air e o chip A17 Bionic nos modelos iPhone 15 Pro no final deste ano podem ser um dos primeiros chips de 3nm da Apple.

Chip de 3 nm da Apple

macbook-air-deve-ser-o-primeiro-macbook-apple-com-o-chip-m3-de-3-nm

O chip de 3 nm superará o atual chip de 5 nm em termos de desempenho e eficiência de energia. Isso significa que o novo MacBook Air baseado em M3 lidará facilmente com tarefas mais intensivas, como edição de vídeo e renderização em 3D, além de proporcionar maior duração da bateria.

A Apple anunciou recentemente seu Mac mini baseado em M2 Pro e Macbook Pros baseado em M 2 Max, que são 25% mais rápidos que seus antecessores. De acordo com o analista da Apple Ming-Chi Kuo, também é importante notar que o MacBook Pro de 14 e 16 polegadas receberá chips M3 Pro e M3 Max de 3nm em 2024.

Isso seguiria um padrão familiar para a Apple, que estreou os chips M1 e M2 no MacBook Air, seguidos pelas versões Pro e Max desses chips no MacBook Pro posteriormente.

No entanto, há algumas ressalvas a serem consideradas neste relatório, aponta o Gizchina. Para começar, esses são os mesmos autores do DigiTimes que alegaram incorretamente que os modelos MacBook Pro de 14 e 16 polegadas anunciados recentemente com chips M2 Pro e M2 Max seriam “atrasados” para além do início de 2023. Além disso, o analista da indústria de exibição Ross Young previu no mês passado, um MacBook Air de 15 polegadas estaria disponível no primeiro semestre de 2023.

Se o relatório de hoje estiver correto, os MacBook Airs de 13 e 15 polegadas com chips de 3nm serão lançados no segundo semestre de 2023, aponta o Gizchina.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.