in

Mais de 240 aplicativos para Android são apanhados exibindo anúncios fora de contexto

Anúncios fora de contexto estão proibidos na Play Store.

Mais de 240 aplicativos para Android são apanhados exibindo anúncios fora de contexto

O Google removeu mais de 240 aplicativos Android da Play Store por mostrar anúncios fora do contexto e violar uma política do Google (recentemente introduzida) contra esse tipo de publicidade invasiva.

Anúncios fora de contexto (também conhecidos como “out-of-app ads”) são anúncios para celular exibidos fora do contêiner normal de um aplicativo. Eles podem aparecer como pop-ups ou como anúncios em tela cheia.

Mais de 240 aplicativos para Android são apanhados exibindo anúncios fora de contexto

Anúncios fora de contexto estão proibidos na Play Store desde fevereiro deste ano, quando o Google baniu mais de 600 aplicativos que abusavam dessa prática para enviar spam a seus usuários com anúncios irritantes. Mas, apesar da proibição, outros aplicativos continuaram a ser descobertos.

Mais de 240 aplicativos para Android são apanhados exibindo anúncios fora de contexto
O Google removeu mais de 240 aplicativos Android da Play Store por mostrar anúncios fora do contexto e violar uma política do Google.

A última dessas descobertas veio da empresa White Ops. Em um post, a empresa disse que descobriu um novo cluster de mais de 240 aplicativos Android bombardeando seus usuários com anúncios fora do contexto (mas feitos para parecer que foram originados de outros aplicativos mais legítimos).

A White Ops chamou esse grupo de RainbowMix e disse que detectou os primeiros sinais de atividade já em abril deste ano. A maioria dos aplicativos eram relacionados a jogos e clones de aplicativos legítimos; mas também incluíam um componente malicioso conhecido como com.timuz.a, que era responsável por mostrar os anúncios enganosos e fora do contexto.

A empresa disse que 240 aplicativos conseguiram acumular mais de 14 milhões de downloads somente neste ano; e toda a operação atingiu seu pico em agosto, quando estavam entregando mais de 15 milhões de anúncios por dia.

De acordo com a telemetria da White Ops, a maioria dos aplicativos foi instalada por usuários nas Américas e na Ásia, sendo os principais países Brasil (20,8%), Indonésia (19,7%) e Vietnã (11%).

Fonte: ZDNET

Google Chrome começa a bloquear anúncios que tornam o navegador mais lento

Os 5 melhores bloqueadores de anúncios para o Chrome

Google lança extensão Chrome para transparência nos anúncios