Mais de 5.000 jogos para Windows estão funcionando no Linux, aponta relatório!

Por Emanuel Negromonte

Uma boa notícia para o mundo dos jogos, especialmente quando o assunto é Steam da Valve. O relatório foi gerado pelo ProtonDB, que é um rastreador não oficial que consegue identificar jogos do Windows sendo utilizados ou portado para o Linux. E para quem nunca ouviu falar no Proton, ele é uma ferramenta que executa jogos do Windows no Linux como se fossem nativos, e ele utiliza a Steam para isso seja possível.

Neste relatório, o ProtonDB consegue identificar os jogos Windows que estão sendo utilizados no Linux, como também, os que apresentaram alguma falha neste meio tempo. O número vem crescendo com força total, e no momento da escrita deste artigo, cerca de 5.200 jogos que foram criados originalmente para o Windows, estão sendo utilizados no Linux.

A base do relatório é o mês de maio de 2019, na imagem abaixo é possível identificar todos os relatórios enviados pelos usuários nos últimos meses, e vem crescendo com força total. Perceba também que em meses anteriores, houve uma alta, mas por algum motivo os jogos pararam de funcionar no Linux, e agora voltou com força total novamente.

Além disso, é possível classificar os relatórios. Perceba que teremos várias classificações que vão de Borked, ou seja, os jogos testados tiveram algum erro grave que pode fazer o game não funcionar adequadamente, seguindo até o nível Platinum, onde o jogos foi executado com sucesso e sem nenhum problema ou dificuldade no Linux.

Os resultados já podem ser considerados surpreendentes, afinal de contas o número de jogos com erros vem caindo a cada mês. Tanto o Steam Play quando o Pronton devem trazer mais jogos Windows compatíveis com o Linux nos próximos meses, afinal de contas, fica claro que as empresas desenvolvedoras estão se mexendo para que este número cresça.

Na próxima imagem, confira os jogos para Windows que estão funcionando no Linux, são alguns títulos apenas para rápida conferência.

Os dois primeiros títulos divulgados em maio foram MORDHAU, lançado no final de abril, e RAGE 2, lançado em meados de maio. Se você se lembra, a Valve/CodeWeavers realmente lançou uma atualização no Steam Play no mesmo dia para consertar erros no RAGE 2. Espero ver mais do que isso para grandes lançamentos, imagino que os jogos do Halo que estão chegando no Steam vão receber alguma atenção caso eles não funcionem no lançamento.

Imagine poder jogar Halo no dia ou semana que ele seja liberado no Steam, em uma máquina Linux. Pois é, muita gente esta esperando que isso ocorra o quanto antes, especialmente diante deste números de maio.

Quantos dos relatados foram classificados como Platinum?

E agora, a melhor parte, veja abaixo quais são as distribuições mais usadas e que estão compondo o relatório:

Sobre o item “outros” aparecer no relatório, é porque muitos dos relatórios não incluem um nome de distribuição específica. Onde não é possível identificá-las corretamente ao extrair os dados.

E agora, o grande momento, uma pequena olhada na GPU e CPU que as pessoas relataram que estão usando:

Por fim, percebemos que o jogo literalmente esta virando, e que em breve será possível que mais jogos estejam funcionando perfeitamente, graças a junção Steam e Proton. Isso é tudo para este mês, agora que estamos no comecinho de junho, vamos continuar monitorando o relatório. Se você quer ter acesso ao relatório completo sobre todos os jogos Windows que estão funcionando no Linux acesse agora estes dados do ProtonDB no GitHub.

Share This Article
Sair da versão mobile