in

Mais de 6.000 jogos do Windows funcionam perfeitamente no Linux graças a Proton

A lista não para de crescer, apesar de alguns problemas ainda existentes.

O jogo on-line é um dos gêneros que vem atraindo significativamente cada vez mais usuários do Windows por um longo tempo. Embora o Linux esteja tão atrasado na corrida, o sistema tem se aprimorado cada vez mais nos últimos anos. Tudo graças ao Proton, que mudou completamente o cenário dos jogos no Linux, oferecendo suporte imediato aos jogos do Windows.

Se você não sabe, o Proton é a solução combinada da Valve fazendo uso do Wine com patches e bibliotecas adicionais como o DXVK (implementação do DirectX Over Vulkan). O Proton é fácil de configurar e executa o software compatível com o Windows da Microsoft em um sistema operacional baseado em Linux. Por falar em jogos, o Proton trouxe cerca de 6000 jogos para o Linux nos últimos dois anos, conforme o último levantamento do blog Boiling Steam.

Cerca de 6000 jogos Platinum no Linux

Se olharmos para o gráfico criado pelo Boiling Steam, o Proton levou o mundo dos games ao Linux e elevou o patamar dos jogos desde seu lançamento. O gráfico mostra o crescimento de jogos “Platinum” usando o Proton, que funcionam perfeitamente no Linux sem a necessidade de ajustes.

Jogos de platina no Proton
Jogos platinum no Proton

Dos onze mil jogos listados até 01 de abril de 2020, cerca de seis mil (50% do total de jogos relatados) estão na classificação Platinum. A curva ascendente mostra o crescimento dos jogos Linux, adicionando centenas de jogos todos os meses e obtendo uma classificação Platinum.

Para informações detalhadas, você também pode procurar no protondb.com, um site que agrega relatórios de jogadores do Linux em todo o mundo e gera estatísticas.

O Proton oferece uma experiência mais confiável ao jogar títulos antigos do Windows usando o Wine do que executá-lo no Windows 10. Além disso, a biblioteca DXVK no Proton permite a execução de jogos no Linux com desempenho nativo ou ainda melhor.

Jogos multiplayer no Linux?

Mais de 6.000 jogos do Windows funcionam perfeitamente no Linux graças a Proton

Não podemos negar que a maioria das pessoas gosta de jogos multiplayer, portanto, atualmente, os jogos vêm com o multiplayer como seu principal produto. Como resultado, os mecanismos anti-fraude se tornam uma necessidade para tornar o jogo justo para todos.

No entanto, nem todos, mas vários jogos, ainda não suportam o multiplayer no Linux, devido à dependência do software anti-fraude específico do Windows.

Fonte: Bolling Steam