in

Mais dois projetos se juntam ao fork KWinFT do KDE KWin

Uma versão beta do KWinFT já está disponível.

Mais dois projetos se juntam ao fork KWinFT do KDE KWin

Foi anunciada há mais de um mês a criação do KWinFT. Trata-se de um fork do KWin, um programa do KDE. Esse fork tem como ênfase na melhoria do suporte a Wayland e na adoção de tecnologias modernas. Então, agora, uma versão beta do KWinFT já está disponível e mais dois projetos se juntam ao fork do KDE KWin.

Portanto, o desenvolvedor do KDE, Roman Gilg, que lidera este fork, anunciou uma versão beta do KWinFT antes do lançamento estável do KDE Plasma 5.19 em duas semanas. Com esse marco beta, a biblioteca de servidores Wrapland foi reprojetada e dois novos projetos se juntaram à iniciativa KWinFT.

A biblioteca Wrapland agora está fazendo melhor uso do C ++ em seu códigomais básico, em vez do Qt nessas áreas, encapsulamento aprimorado de tipos externos de libwayland e outras melhorias de engenharia.

Mais dois projetos se juntam ao fork KWinFT do KDE KWin

Mais dois projetos se juntam ao fork KWinFT do KDE KWin

Juntando-se à iniciativa KWinFT está Disman como um fork do libkscreen e o KDisplay como um fork do KSCreen.

No futuro, o KWinFT trabalhará na construção de uma estrutura C ++ moderna para a criação do compositor de Wayland.

O projeto KWinFT, com suas duas principais ofertas de código aberto KWinFT e Wrapland, foi anunciado há um mês. Isso gerou algumas manchetes na época, mas eu decidi mantê-lo em baixo depois e empurrar o projeto silenciosamente para a frente em termos técnicos.

Agora, tenho o prazer de anunciar o lançamento de uma versão beta para a próxima versão estável 5.19 em duas semanas. Os destaques desta versão são uma reformulação completa da biblioteca de servidores da Wrapland e mais dois projetos que se juntam ao KWinFT, disse o desenvolvedor Roman Gilg, que também é ex-engenheiro da Blue Systems.

Então, para mais detalhes sobre esses avanços do KWinFT no blog de Roman.

Com informações de Phoronix