in

Conheça o malware para Android, que te espiona enquanto seu smartphone está desligado!

Só era o que faltava! Ligado ou desligado, você pode ser espionada através do seu smartphone!

Usa antivírus no celular? Tenho más noticias para você
Boa parte dos antivírus disponíveis para android não funcionam.

Pesquisadores de segurança da AVG descobriram o trojan, que mesmo com o celular desligado, as vítimas continuam sendo monitoradas. A ameaça para o Android não é nova, e vem sendo aperfeiçoada, e advinha, ela é apelidada de PowerOffHijack, tem uma característica muito original, ela sequestra o processo de desligamento do smartphone.

Assim, quando os usuários pressionam o botão de energia no seu dispositivo, uma caixa de diálogo falsa é mostrada. Através de uma animação simulando a tela do desligamento o dispositivo parece ser desligado, mas na realidade o aparelho permanece ligado e desta forma com liberdade para agir no dispositivo e roubar os dados.

Quando instalado o malware pede permissões de root e mexe com o arquivo ‘system_server’ do sistema operacional para afetar o processo de desligamento. Segundo a AVG, o PowerOffHijack infecta originalmente dispositivos rodando versões do Android 5.0. No entanto, relatos no final do ano passado e janeiro de 2019, apontam que alguns usuários usando versões mais recentes, foram infectados.

Aparentemente o trojan está sendo transmitido por meio de lojas não oficiais de aplicativos on-line, entretanto não foram divulgados os nomes dos programas que o carregam. O que se sabe as infecções ocorrem principalmente na China, onde o malware foi introduzido pela primeira vez.

O PowerOffHijack envia de mensagens de texto, faz chamadas para o exterior, tira fotos e realiza muitas outras tarefas, mesmo se o telefone estiver supostamente desligado. Assim, algumas medidas são interessantes para evitar a ação do malware:

  • Retire a bateria quando desligar o celular.
  • Remova os aplicativos maliciosos, não confiáveis e inúteis do seu dispositivo.
  • Não instale programas de lojas de aplicativos desconhecidas.
  • Tenha um bom antivírus instalado.
Por hora, não há razão para pânico. Mas, o único cuidado que todos os usuários Android deve ter, é o de sempre verificar a loja que esta baixando seus aplicativos, se for confiável não há riscos!

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

comando-populares-entre-os-usuarios-debian-ubuntu-linux-mint

O segredo para a adoção do Linux no desktop!

Como configurar a interface Wi-fi Atheros QCA6174 no Ubuntu, Linux Mint e derivados!