Comandos para exibir detalhes do processador no terminal Linux

O Terminal Linux é uma poderosa ferramenta para administrar e monitorar o sistema operacional. Se você está curioso para saber mais sobre o seu processador, existem várias maneiras de exibir detalhes relevantes diretamente no Terminal. Além disso, também temos uma lista com os principais comandos Linux que todos os usuários devem saber. Aqui estão algumas opções:

1. Comando lscpu

O comando lscpu é uma maneira rápida e fácil de obter informações básicas sobre o processador. Basta digitar lscpu no Terminal e pressionar Enter. Você verá informações como modelo, velocidade do clock, número de núcleos e threads, entre outros.

Exemplo de saída do comando lscpu:

Architecture:        x86_64
CPU op-mode(s):      32-bit, 64-bit
Byte Order:          Little Endian
CPU(s):              8
On-line CPU(s) list: 0-7
Thread(s) per core:  2
Core(s) per socket:  4
...

2. Comando cat /proc/cpuinfo

Outra maneira de obter informações detalhadas sobre o processador é usar o comando cat /proc/cpuinfo. Ele exibirá informações sobre cada núcleo do processador, como modelo, velocidade do clock, cache e flags específicas do processador.

Exemplo de saída do comando cat /proc/cpuinfo:

processor   : 0
vendor_id   : GenuineIntel
cpu family  : 6
model       : 158
...

3. Comando inxi -C

Se você tiver o utilitário inxi instalado em seu sistema, você pode usar o comando inxi -C para obter uma visão geral simplificada das informações do processador.

Exemplo de saída do comando inxi -C:

CPU:       Quad Core Intel Core i5-8265U (-MT MCP-) speed/min/max: 3507/400/3900 MHz

4. Comando hwinfo --cpu

O comando hwinfo é uma ferramenta poderosa para obter informações detalhadas sobre o hardware do seu sistema. Você pode usá-lo para exibir informações específicas do processador, incluindo modelo, velocidade, cache e muito mais.

Exemplo de saída do comando hwinfo --cpu:

CPU:
  Model: Intel(R) Core(TM) i7-8700K CPU @ 3.70GHz
  ...

Estas são apenas algumas maneiras de exibir detalhes do processador no Terminal Linux. Existem muitos outros comandos e utilitários disponíveis, dependendo do seu sistema e distribuição. Explore e descubra qual método funciona melhor para você.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile