Manjaro 20.0.1 lançado com Linux 5.6.6

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Uma das distribuições mais bem sucedidas do mundo Linux acaba de ganhar uma atualização de série. Depois de alguns dias, o sistema operacional Manjaro 20.0.1 foi lançado com Kernel Linux 5.6.6, além de ter vários pacotes atualizados para as versões mais recentes. Esta atualização chega mais precisamente duas semanas após a chegada do Manjaro 20.0 Lysia. Portanto, o Manjaro 20.0.1  é a primeira atualização de manutenção desta série.

Manjaro 20.0.1 lançado com Linux 5.6.6 e muitas outras alterações

Manjaro 20.0.1 lançado com Linux 5.6.6

 

O pouco intervalo de duas semanas significa também que não temos mudanças radicais na distribuição ou em seus principais programas. Porém, há o que se destacar, como os pacotes mais atualizados de programas como o Thunderbird. Também será notável que houve atualização dos ambientes gráficos nos quais esta famosa distribuição Linux está disponível.

Como sempre, eles aproveitaram a oportunidade para atualizar o kernel. Contudo, até neste caso, eles só fizeram uma atualização dentro da mesma série do Kernel 5.6. Então, a versão mais avançada e com menos falhas da mesma série é a Linux 5.6.6.  O Manjaro também suporta outras versões do kernel, como o Linux 5.7-rc4 que até ontem era a versão mais recente do kernel do Linux. No link a seguir você lê a nota de lançamento.

Destaques do Manjaro 20.0.1 Lysia

  • A maioria dos kernels foi atualizada, sendo o Linux 5.6.6 mais estável e padrão.
  • O Systemd está agora na v245.5.
  • Os pacotes do KDE-git foram atualizados.
  • O Thunderbird agora é v68.8.0.
  • O Pamac 9.5 foi lançado e incluído.
  • O Deepin foi atualizado para a série v20.
  • Alguns de seus navegadores foram atualizados: Firefox 76.0.1 2, Firefox-Dev 77.0b3, Palemoon 28.9.3.

O Manjaro usa o modelo de desenvolvimento conhecido como Rolling Release, o que significa que após uma primeira instalação, receberemos atualizações para toda a vida. Portanto, as novas ISOs são apenas para instalações zero e todos os itens acima aparecerão como atualizações para usuários existentes.

O Manjaro possui os ambientes GNOME, KDE, Xfce e Architect. Todos estão disponíveis neste link. Em junho próximo sai a mais nova versão do Majaro 21. O codinome deve começar pela letra M.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.