Manjaro 20.2 “Nibia” lançado com Linux Kernel 5.9, KDE Plasma 5.20 e GNOME 3.38

Se você é fã do Arch Linux e quer experimentar uma distribuição com base neste sistema, preste atenção. Acaba de chegar o Manjaro 20.2 “Nibia” com Linux Kernel 5.9, KDE Plasma 5.20 e GNOME 3.38, além de outras novidades. O anúncio é da equipe de desenvolvimento do Manjaro Linux. Esta é, portanto, a segunda atualização da série Manjaro Linux 20.

O apelido de “Nibia,” do Manjaro Linux 20.2 chega cerca de três meses após Manjaro 20.1 “Mikah”. Assim, a partir de agora, você deve contar com todas as melhores e mais recentes tecnologias GNU/Linux e software de código aberto.

Manjaro 20.2 “Nibia” lançado com Linux Kernel 5.9, KDE Plasma 5.20 e GNOME 3.38

Comparado ao Manjaro 20.1, o Manjaro Linux 20.2 atualiza o ambiente de desktop KDE Plasma do Plasma 5.19 para a versão mais recente do Plasma 5.20.4 e o ambiente de desktop GNOME do 3.36 para a versão mais recente do GNOME 3.38.2. A edição GNOME apresenta novas opções de tiling no GNOME Layout Switcher, instalação estilo OEM para facilitar a instalação do Manjaro no computador, fontes de terminal aprimoradas, bmenu aprimorado para gerenciamento de sistema no terminal e Plymouth para animação de inicialização em sistemas instalados.

Por outro lado, a edição principal do Manjaro Linux mantém o ambiente de desktop leve Xfce 4.14. Então, como sabemos, o Xfce 4.16 ainda está em andamento e deve sair no início de 2021. Se o Cinnamon é sua preferência, você também encontrará o mais novo ambiente de desktop Cinnamon 4.8 nos repositórios de software.

Além disso, a versão Manjaro Nibia tem a série de kernel Linux 5.9 mais recente. Portanto, é excelente para suporte de hardware de alto nível. Do mesmo modo, usa o gerenciador de pacotes Pamac versão 9.5.12 e inclui o Haskell e outras atualizações upstream.

Então, se desejar, leia todos os detalhes neste link. Para novas implantações ou se você deseja reinstalar seu computador Manjaro, você pode baixar as imagens Xfce, GNOME e KDE Plasma ISO do site oficial. Imagens ISO mínimas estão disponíveis para download para todos os três tipos também, alimentadas pelo kernel Linux 5.4 LTS com suporte de longo prazo.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile