in

Manjaro Linux 19.0 “Kyria” lançado

Veja as principais novidades.

A equipe do Manjaro lançou hoje o Manjaro Linux 19.0, uma série importante de sua distribuição baseada no Arch Linux. O Manjaro Linux 19.0 “Kyria” foi lançado com componentes atualizados e todas as mais recentes tecnologias GNU/Linux.

E ele chega após vários meses em desenvolvimento. O Manjaro Linux 19.0 é apelidado de “Kyria” e é a versão estável mais recente da popular distribuição GNU/Linux que facilita a instalação e o uso do Arch Linux.

Manjaro Linux 19.0 “Kyria” lançado em várias versões de ambiente desktop

Manjaro Linux 19.0 “Kyria” lançado

Ele vem com as edições GNOME, KDE Plasma, Xfce e Architect, cada uma com seus próprios novos recursos e melhorias.

Os destaques do Manjaro Linux 19.0 incluem:

  • a série de kernel Linux 5.4 LTS com suporte a longo prazo, que receberá atualizações até 2022;
  • o sistema de gerenciamento de pacotes Pamac 9.3 com suporte a Flatpak e Snap, além de uma nova ferramenta Bauh que facilita a instalação dos Flatpak pelos usuários e aplicativos Snap.

A edição Xfce, que continua a ser o principal carro-chefe da distribuição, vem com o mais recente ambiente de área de trabalho do Xfce 4.14 com um novo tema Matcha, um novo recurso “Display-Profiles” que permite aos usuários salvar e armazenar perfis de exibição e aplica automaticamente esses perfis quando os monitores são conectados .

A edição GNOME apresenta o mais recente ambiente de área de trabalho do GNOME 3.34 com o papel de parede dinâmico do Manjaro, uma nova ferramenta Gnome-Layout-Switcher para facilitar a alternância de layouts da área de trabalho, o Modo de Jogo da Feral Interactive para melhores jogos e um novo tema de login.

Por fim, a edição do KDE Plasma apresenta a série de ambientes de desktop Plasma 5.17 com uma aparência totalmente nova, o Plasma-Simplemenu como lançador de aplicativos alternativos e muitos dos aplicativos do KDE incluídos no pacote de software do KDE Applications 19.2.2.

Onde baixar?

Você pode baixar todas as edições oficiais do Manjaro Linux 19.0 para sistemas de 64 bits agora mesmo no site oficial.

Os usuários existentes devem poder atualizar suas instalações a partir do Manjaro Linux 18.1.5, usando o sistema de gerenciamento de pacotes embutido. Enquanto isso, confira a galeria de imagens abaixo para ver o Manjaro 19.0 em ação!

9to5 Linux