in

Manjaro Linux 20.0 Lysia é lançado com o Kernel 5.6

São muitas e importantes atualizações da distribuição.

A comunidade Manjaro anunciou hoje a disponibilidade do Manjaro Linux 20.0 codinome Lysia que é lançado com o Kernel 5.6, além de outras novidades. Contudo, esta é uma série importante da distribuição baseada no Arch Linux que apresenta novos recursos e melhorias.

Após dois meses de trabalhos, o Manjaro Linux 20.0 é apelidado de “Lysia” e vem com os sabores usuais, Xfce, GNOME e KDE Plasma. Obviamente, a edição do Manjaro Architect também foi atualizada e agora suporta a instalação do ZFS, fornecendo os módulos de kernel necessários.

Manjaro Linux 20.0 Lysia é lançado com o Linux Kernel 5.6

Manjaro Linux 20.0 Lysia é lançado com o Linux Kernel 5.6

Provavelmente, o melhor novo recurso da versão Manjaro Linux 20.0 é a inclusão da mais recente série de kernel Linux 5.6. Logo, ele vem com suporte embutido para o protocolo WireGuard VPN, entre muitos outros novos recursos.

Então, cada um dos tipos é fornecido com a versão mais recente de seus ambientes de desktop. O Xfce 4.14 é a principal edição do Manjaro Linux 20.0, mas você também pode desfrutar do GNOME 3.36 e do KDE Plasma 5.18.

Os sabores Manjaro

Quanto às alterações visíveis ao usuário, a edição do Manjaro Xfce apresenta:

  • um novo tema chamado Matcha;
  • novo recurso chamado Display-Profiles que permite aos usuários armazenar configurações de perfil de exibição;
  • além da capacidade de aplicar automaticamente esses perfis sempre que os monitores forem conectados.

Por outro lado, a edição do Manjaro KDE Plasma adiciona:

  • esquemas de cores extras ao editor de texto do Kate;
  • apresenta o Plasma-Simplemenu como uma alternativa ao iniciador de aplicativos Kickoff do Plasma;
  • e vem com o pacote de software KDE Applications 20.04, lançado recentemente.

As alterações da edição do Manjaro GNOME incluem:

  • zsh como shell padrão;
  • utilitário Gnome-Layout-Switcher atualizado para facilitar a troca de layouts;
  • alteração automática do tema de cores do papel de parede dinâmico ao longo do dia;
  • e aplicativos classificados em pastas.

Mais mudanças importantes

Além disso, o Manjaro Linux 20.0 apresenta a ferramenta gráfica de gerenciamento de pacotes Pamac 9.4, com suporte a Flatpak e Snap ativado por padrão. Do mesmo modo, o Pamac agora pode sugerir aos usuários a instalação e o aplicativo que eles pesquisam na interface.

Agora você pode instalar Snaps ou Flatpaks com muita facilidade com o Pamac na interface do usuário e no terminal, para usar mais uma seleção ainda maior de aplicativos Linux mais recentes, disse o líder do Projeto Manjaro. Para usuários do GNOME, ativamos recursos semelhantes aos suportados pelo GNOME Software para obter mais informações sobre pacotes, clicando com o botão direito do mouse na gaveta do aplicativo GNOME Shell.

Portanto, você pode baixar o Manjaro Linux 20.0 Lysia lançado com o novo kernel 5.6 agora no site oficial. Essas novas imagens ISO estão aqui apenas para instalações novas. Assim, os usuários existentes do Manjaro Linux precisam aplicar apenas as atualizações mais recentes do gerenciador de pacotes para manter suas instalações atualizadas.

9to5 Linux