in

Mantenedor de Qt Wayland deixa a empresa

Wayland-Protocols 1.19 Lançado com o Guia de Governança, Atualizado XDG-Shell

O mantenedor do Qt Wayland, Johan Helsing, está deixando a empresa, ou seja, a The Qt Company. Assim, o futuro do QtWayland entrou em discussão nesta última semana. A esperança é que não haja trabalho reduzido no suporte ao Qt Wayland, especialmente com várias empresas que dependem dele e da comunidade. Porém, importante destacar que Johan foi quem realizou grande parte do trabalho pesado deste kit de ferramentas em Wayland.

O kit de ferramentas Qt5 em Wayland está em boa forma nos últimos tempos. O módulo Qt Wayland, que fornece a abstração da plataforma Wayland e ajuda para a montagem de compositores Wayland baseados em Qt, pode correr o risco de atrasos significativos com esta baixa.

Não foi exposta a razão para o mantenedor de Qt Wayland deixar a empresa

Mantenedor de Qt Wayland deixa a empresa

Tor Arne Vestbø, da The Qt Company, reafirmou que o módulo de suporte de Wayland é importante para a empresa e eles gostariam que ele continuasse. No entanto, a partir de agora eles não têm desenvolvedor dedicado para este módulo.

A saída deve impactar diretamente o desenvolvimento do Qt Wayland no Qt 6.0. A esperança é de que o Qt 6.0 em Wayland surja de uma forma ainda melhor do que é agora, sem regredir.

Wayland-Protocols 1.19 lançado com o Guia de Governança, Atualizado XDG-Shell

Mantenedor de Qt Wayland deixa a empresa

Um mês após o Weston 8.0 e algumas semanas após o Wayland 1.18 é o Wayland-Protocols 1.19 (e subseqüentemente o Wayland-Protocols 1.20) que chega como a coleção de especificações do protocolo de Wayland.

O Wayland-Protocols 1.19 adiciona um novo documento de governança que descreve as etapas para adicionar e atualizar os Protocolos de Wayland. Realmente não há mudança de comportamento, mas agora o processo está formalizado para ajudar os novos desenvolvedores.

Uma das mudanças de protocolo no Wayland-Protocols 1.19 é um XDG-Shell atualizado que adiciona suporte para reposicionar pop-ups já mapeados. Anteriormente, o protocolo não cobria o reposicionamento de pop-ups que já estavam mapeados. No entanto, agora isso está em vigor, dando maior flexibilidade aos compositores de Wayland. O reposicionamento pop-up XDG-Shell permite o reposicionamento implícito e explícito.

O tempo de apresentação e os protocolos XDG-Shell também receberam novos atributos. Todas as alterações desta atualização de protocolos podem ser encontradas aqui. O Wayland-Protocols 1.20 foi liberado pouco depois, devido ao fato de a documentação leia-me, governança e membros ser acidentalmente deixada de fora da v1.19.

Phoronix