Mark Shuttleworth quer que a Canonical seja uma empresa pública em 2023!

Mark Shuttleworth o CEO da Canonical, empresa que mantém o Ubuntu Linux, volta a comentar sobre os rumos da Canonical. Faz algum tempo que nós já publicamos aqui a ideia dele em tornar a Canonical uma empresa pública. A primeira vez que Mark comentou isso foi no final de maio de 2012, mas agora ele resolveu comentar o assunto novamente.

O CEO da Canonical disse na última quinta-feira que vai lançar o IPO da Canonical a qualquer momento em 2023. No entanto, para quem não conhece, a sigla IPO significa Primeira Oferta Inicial. IPO é utilizado quando uma empresa quer ter suas ações na bolsa de valores.

Canonical está pronta para abrir seu IPO

Mark disse que a Canonical está pronta para começar seus planos em se tornar uma empresa pública. Mas, não forneceu data, apenas que isso deve acontecer a qualquer momento em 2023. Se isso for ocorrer, Mark disse que deve fazer um evento.

A quem diga que a Canonical tenha investidores privados, que podem ser empresas privadas ou grandes empresários. Além disso, mesmo chamando o Mark Shuttleworth tido como CEO, ele é o proprietário da Canonical.

Desta forma, caso a Canonical tenha mesmo investidores privadores é pouco provável que as ações da empresas permita grandes volumes de entrada, fazendo com que a exposição no mercado seja longe dos 50%. Assim, havendo limites, nenhum acionista da bolsa poderá influenciar o negócio a ponto de dirigir a empresa.

Canonical está dando lucro

Frederic Lardinois do TechCrunch, estava na coletiva de imprensa na última quinta-feira. Nesta coletiva de imprensa, Mark fez o lançamento do Ubuntu 22.04 LTS. No entanto, na mesma oportunidade, Mark contou que a Canonical faturou cerca de US$ 175 milhões.

Mark Shuttleworth por Canonical

Além disso, Mark Shuttleworth também contou que o maior problema que a Canonical enfrenta é não conseguir atender a alta demanda dos seus clientes. Ele atribui a dificuldade a escassez de talentos em tecnologia.

Estamos a caminho de lançar o negócio. E agora estou bastante confiante de que faremos isso em 2023. E por isso estamos tomando medidas ativas no nível do conselho e em nossa operação financeira – várias outras partes do negócio – para estarmos preparados para isso. Estamos agora efetivamente em um programa muito claro para a abertura dos negócios no próximo ano.

Disse Shuttleworth.

Por qual motivo a Canonical quer entrar na bolsa?

Em geral, as empresas abrem o seu capital na bolsa para captar recursos. No entanto, segundo fontes, não é o caso da Canonical. O dinheiro da Canonical não vem do Ubuntu para Desktop, para do Ubuntu para servidores.

A dedicação ao Ubuntu Server começou em 2017 quando o Ubuntu Touch teve seu desenvolvimento interrompido. Além disso, naquele mesmo ano o Unity também foi descontinuado.

Ubuntu Server e Amazon Web Services

Assim, após descontinuar alguns produtos, a Canonical percebeu que a procura pelo Ubuntu Server estava crescendo. Um dos seus termômetros comerciais foi a Amazon Web Services. Segundo relatórios, o Ubuntu Server já era o sistema mais utilizado nos serviços Amazon.

Desta forma, o foco da empresa começou a ser o Ubuntu Server. A Canonical começou a criar assinaturas para patches de seguranças e afins. E assim, depois de algum tempo Shuttleworth montou uma equipe de especialistas em finanças renomados para analisar o melhor momento para lançar o IP da Canonical.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile