Notícias

02/11/2021 às 10:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Marketshare do Steam no Linux atinge novo recorde e AMD capacita cerca de 40% dos sistemas de jogos Linux

Participação do Linux cresce mês a mês.

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

Em julho, o Steam no Linux cruzou novamente o limite de 1,0% de participação no mercado após o anúncio do Steam Deck e o progresso contínuo em torno do Steam Play e Proton. A base de usuários do Steam no Linux continuou crescendo mês a mês e atingiu outra alta com os números publicados agora que se relacionam ao mês de outubro. De acordo com a pesquisa oficial da plataforma de jogos, o marketshare do Steam no Linux atinge novo recorde e, além disso, a AMD capacita cerca de 40% dos sistemas de jogos Linux.

De acordo com os resultados da nova pesquisa, o Linux agora possui uma participação de mercado de 1,13% no Steam. Isso reprsenta um aumento de 0,11% em relação a setembro. Este é um número maior do que o normal para Linux, caso nenhuma revisão seja feita nos próximos dias. Assim sendo, este é provavelmente o resultado de mais jogadores e desenvolvedores experimentando Linux/Steam Play. E bem antes de unidades Steam Deck começarem a ser enviadas aos consumidores no final deste trimestre. 

O anúncio do Steam Deck certamente renovou o interesse em jogos Linux. Especialmente com o Steam Play rodando um número crescente de jogos modernos do Windows com facilidade. Principalmente agora com EAC, CEG e outras tecnologias DRM funcionando melhor com Linux.

Marketshare do Steam no Linux atinge novo recorde e AMD capacita cerca de 40% dos sistemas de jogos Linux

Marketshare do Steam no Linux atinge novo recorde e AMD capacita cerca de 40% dos sistemas de jogos Linux

A participação de mercado de 1,13% é a maior que já existiu para o Linux em vários anos. Dadas as revisões anteriores da Valve nos números do Steam Survey e algumas falhas às vezes com os números, é difícil dizer quando, como uma porcentagem, esse valor era tão grande. Nos primeiros dias do Steam no Linux, há cerca de uma década, ele tinha cerca de 2% de participação no mercado antes de recuar. Mas naquela época a base de usuários geral do Steam era muito menor do que hoje. Portanto, hoje, em termos absolutos, a participação de mercado de 1,13% do Linux é provavelmente a mais alta que já existiu no tamanho absoluto de jogadores Linux. Isso se considerarmos o crescimento contínuo do Steam como plataforma.

Enquanto isso, a porcentagem do Windows caiu para 96,32%, enquanto o macOS aumentou 0,07% para 2,56%.

Quando se trata de números específicos do Linux, as CPUs da Intel perdem outros 0,3% para a AMD. As CPUs da Intel agora estão presentes em cerca de 59,7% dos sistemas de jogos Linux, e a AMD em 40,2%. A AMD no Linux é muito mais comum do que no Windows, onde a Intel ainda tem uma participação de mercado de 69%.

Os números da pesquisa de outubro estão em steampowered.com.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×