Mastodon 3.5 tem melhorias para moderadores e muito mais

A rede social Mastodon tem se tornado uma alternativa importante para muitos usuários que querem escabar das grandes empresas que controlam praticamente toda a internet. Recentemente, eles anunciaram o lançamento da nova versão da plataforma gratuita para implantação de redes sociais descentralizadas Mastodon 3.5. Então, esta versão do Mastodon 3.5 tem melhorias para moderadores e muito mais, destacando-se ainda algumas mudanças importantes, como a edição de publicações e muito mais.

Para quem não conhece o Mastodon, deve saber que esta é uma plataforma gratuita para a implantação de redes sociais descentralizadas. Ela permite criar serviços em suas próprias instalações que não são controlados por provedores individuais.

Se o usuário não puder iniciar seu próprio nó, ele poderá escolher um serviço público confiável para se conectar. O Mastodon pertence à categoria de redes federadas, nas quais o conjunto de protocolos ActivityPub é usado para formar uma única estrutura de conexões.

Sobre o Mastodon

Mastodon 3.5 tem melhorias para moderadores e muito mais

Basicamente, é uma federação descentralizada de servidores que executam software de código aberto. Isso significa que os usuários estão espalhados em diferentes comunidades autônomas e independentes chamadas “instâncias” (servidores) cuja rede é chamada de fediversa (trocadilho com federação e universo), mas ainda unificada pela possibilidade de interação entre si.

Seu uso é gratuito, os usuários publicam estados ou “toots” de até 500 caracteres, ou conteúdo multimídia. Além disso, inclui o uso de rótulos e menções a outros usuários.

Ressalta-se que as instâncias podem ser acessadas pelo público em geral ou de forma limitada de acordo com critérios particulares. Assim, foram criadas instâncias para afinidades peculiares como artistas, fãs políticos, eventos sociais ou temas específicos.

O Mastodon está disponível para navegadores de desktop e móveis com suporte a HTML 5. Graficamente é inspirado no TweetDeck, com colunas separadas para o histórico. A história federada agrupa todos os estados públicos do fediverso de forma semelhante a um agregador de mídia social.

Mastodon 3.5 tem melhorias para moderadores e muito mais. Principais novidades do Mastodonte 3.5

Nesta nova versão, foi adicionada a possibilidade de editar postagens que já foram enviadas , com a qual a partir de agora as versões original e editada das postagens são salvas e ficam disponíveis para análise no histórico de transações.

É mencionado que os usuários que compartilharam uma postagem com outros membros são notificados quando fazem alterações na postagem original e podem não distribuir a mensagem que compartilharam. No momento, o recurso está desabilitado por padrão no aplicativo da Web e será habilitado assim que servidores suficientes migrarem para a versão 3.5.

Outra mudança que se destaca nesta nova versão do Mastodon 3.5 é que a ordem dos arquivos anexados em uma mensagem não depende mais da ordem de upload do arquivo.

Também podemos descobrir que uma nova página foi adicionada com uma seleção de postagens populares, hashtags de tendências, seguidores recomendados e postagens de notícias compartilhadas pela maioria dos membros, com isso agora as coleções são formadas levando em consideração o idioma do usuário. os materiais incluídos nas listas de publicações que ganham popularidade são moderados manualmente antes de serem mostrados como recomendações.

Outros recursos

Outro novo recurso notável é que os moderadores recebem um novo processo de várias etapas para revisar avisos de violação com a capacidade de considerar apelações.

Todas as ações do moderador, como excluir uma postagem ou pausar postagens, agora são exibidas nas configurações do usuário e são por padrão acompanhadas do envio de uma notificação por e-mail ao ofensor, com a possibilidade de contestar as ações realizadas, mesmo por meio de correspondência pessoal com o moderador.

Por outro lado, destaca-se que foi proposta uma nova página de resumo com métricas gerais para moderadores e estatísticas adicionais, incluindo dados sobre de onde vêm os novos usuários, quais idiomas são falados e quantos deles permanecem no servidor posteriormente . A página de reclamações foi atualizada para simplificar o tratamento de alertas e melhorar as ferramentas para remoção em massa de spam e atividades de bots.

Por fim , se você estiver interessado em saber mais sobre esta nova versão lançada, poderá consultar os detalhes no link a seguir.

Via DesdeLinux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile