in

MATE 1.24 Desktop Environment é lançado com novos apps

Também há muitas melhorias nesta versão.

MATE 1.24 Desktop Environment é lançado com novos apps

Acaba de ser lançada uma nova versão do ambiente de desktop leve MATE. Assim, o MATE 1.24 Desktop Environment é lançado com novos apps, além de trazer inúmeras melhorias e atualizações em muitos componentes e aplicativos.

Com quase um ano de desenvolvimento, o ambiente de área de trabalho MATE 1.24 introduz a capacidade de os usuários ocultarem certos aplicativos durante a inicialização, adiciona suporte a unidades NVMe no miniaplicativo do painel Monitor do sistema e aprimora o suporte a telas HiDPI para os ícones do Control Center.

MATE 1.24 Desktop Environment é lançado com novos apps

Além disso, o MATE 1.24 adiciona:

  • suporte para perfis de aceleração do mouse;
  • suporte para símbolos “pi” ou “?” no aplicativo Calculadora;
  • bem como suporte para Wayland;
  • e suporte para perfis de cores incorporados no visualizador de imagens Eye of MATE.
  • O gerenciador de arquivos do Engrampa recebeu suporte para alguns formatos extras;
  • e suporte aprimorado a senhas, especialmente para senhas que contenham caracteres Unicode.
  • Além disso, todos os plugins Pluma agora são compatíveis com Python 3;
  • Marco, o gerenciador de janelas, vem com muitas coisas boas, incluindo pop-ups Alt + Tab e Workspace Switcher renovados com belos estilos OSDmelhor suporte à navegação por teclado, bordas de redimensionamento invisíveis, controles de janela HiDPI, mais decorações de janelas e suporte para moldar diferentes tamanhos de ladrilhos com o teclado.

O MATE 1.24 vem com um novo aplicativo Time and Date Manager

MATE 1.24 Desktop Environment é lançado com novos apps

Há também um novo aplicativo Gerenciador de Data e Hora para o seu sistema Linux. Portanto, ao atualizar para o MATE 1.24, verifique se esse novo aplicativo também está instalado. Caso contrário, instale-o manualmente a partir dos repositórios da sua distribuição.

Da mesma forma, outra novidade é o utilitário MATE Disk Image Mounter, que permite aos usuários montar e gerenciar com mais facilidade unidades de disco externas em sua distribuição GNU/Linux baseada em MATE. Assim como no aplicativo Gerenciador de data e hora, instale esse utilitário também ao atualizar para o MATE 1.24.

Outro novo recurso interessante desta versão é o suporte ao usuário elogind, seat and session manager em sistemas que não suportam o systemd init. O MATE Session e o MATE Screensaver agora oferecem suporte a elogind.

Além disso, o MATE Panel recebeu o suporte de Wayland, juntamente com a capacidade de exibir miniaturas de janelas ao passar o mouse no applet Window List. Do mesmo modo, o aplicativo Preferred Applications agora se integra melhor aos clientes de IM (Instant Messaging), o daemon de notificação agora suporta o modo Não perturbe e o editor de menus do Mozo agora permite que os usuários usem as ações Desfazer e Refazer.

Existem muitas outras melhorias menores incluídas na versão MATE 1.24, que devem estar disponíveis em breve nos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita. Os pacotes de código-fonte também estão disponíveis para download aqui para aqueles que desejam compilar o MATE Desktop.

9to5 Linux

Conheça o Fontpreview, uma ótima ferramenta de visualização de fontes para o terminal

FSF divulga balanço sobre apoios e associações

FSF divulga balanço sobre apoios e associações