in

Maui Project leva aplicativos para desktops Linux e Android

Projeto deve facilitar criação de apps.

Maui Project leva aplicativos para desktops Linux e Android

Os mesmos criadores da distribuição Nitrux, baseada no Ubuntu focada em aplicativos portáteis, acabam de anunciar o Maui Project, uma comunidade de código aberto para a criação de aplicativos convergentes para desktops Linux e telefones Android.

O Maui Project está criando o MauiKit, uma estrutura de front-end modular gratuita e de código aberto criada com a estrutura de interface do usuário Kirigami do KDE Project. Assim, vai fornecer aplicativos móveis e convergentes e o Qt Quick Controls 2, uma coleção de controles e ferramentas de modelo para criar interfaces de usuário completas no Qt Rápido.

Maui Project leva aplicativos para desktops Linux e Android

Maui Project leva aplicativos para desktops Linux e Android

O MauiKit visa ajudar os desenvolvedores de aplicativos a criar aplicativos convergentes que funcionam perfeitamente em computadores desktop e telefones celulares, mas muito mais rapidamente, usando tecnologias conhecidas como C ++, QML e Qt.

O que o MauiKit promete é o desenvolvimento extremamente rápido de belos aplicativos móveis e para desktop, para experiências poderosas do usuário. As interfaces de usuário criadas com o MauiKit seguem as Maui HIG (Diretrizes de interface humana). Isso significa que elas parecem surpreendentes, independentemente do sistema operacional que você está usando.

Como a maioria de nós, usuários de Linux, usa telefones Android, faz sentido usar os mesmos aplicativos em nossos PCs e dispositivos móveis. Os aplicativos criados com o MauiKit usam o mesmo código para dispositivos móveis e computadores. Isso significa que os usuários obterão o mesmo conjunto de recursos em qualquer plataforma.

Pinephone

Com a chegada dos telefones celulares baseados em Librem 5 e PinePhone Linux nas mãos da comunidade, a esperança é realmente ver mais desses aplicativos convergentes disponíveis também nesses dispositivos. E o MauiKit está aqui para tornar esse sonho realidade, permitindo que os desenvolvedores criem facilmente aplicativos úteis e bonitos.

Abaixo, você pode ver alguns dos aplicativos convergentes criados com o MauiKit. Isso inclui o gerenciador de arquivos Index, o aplicativo de anotações Buho, o visualizador e a galeria de imagens Pix e o music player e organizador VVave.

Para obter mais informações sobre a estrutura do MauiKit e como começar a criar aplicativos convergentes para Linux e Android, consulte o site oficial.

9to5 Linux

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Nova lei norte-americana exigiria que fabricantes deixassem uma backdoor

Governo dos EUA detalha malwares do grupo HIDDEN COBRA vinculado à Coreia do Norte

Microsoft Edge para Linux deve estrear em três semanas

Microsoft Edge para Linux deve estrear em três semanas