Mecanismo de buscas do DuckDuckGo cresce 46% em 2021

Privacidade é a palavra de ordem neste mundo enorme que encontramos na internet. Quem chega com seus serviços priorizando este item começa ganhando pontos e muito dinheiro. É o caso do mecanismo de buscas DuckDuckGo como foco na privacidade e rival do Google. Por tentar garantir essa privacidade, esse mecanismo de buscas experimenta um rápido crescimento. São mais de cem milhões de consultas diariamente, sobre todo tipo de assunto nas pesquisas. O índice de crescimento chega a quase 47% só em 2021.

Ao contrário de outros mecanismos de pesquisa, o  DuckDuckGo garante que não faz qualquer tipo de rastreio de seus usuários. Assim, não teria como saber o comportamento individual de cada um em outros sites. A solução para respeitar os usuários é bem simples. A página de pesquisa tem, sim, publicidade. Porém, ela se baseia nas palavras-chave que são digitadas no campo de buscas. A empresa afirma que não constrói perfis individuais para exibir anúncios com base em interesses. Portanto, as páginas de pesquisa do DuckDuckGo exibem anúncios contextuais com base nas palavras-chave pesquisadas.

Assim, se você estiver buscando um smartphone, por exemplo, no DuckDuckGo essa consulta de pesquisa não será usada para exibir anúncios deste produto em todos os outros sites que você visitar.

Além disso, para construir seu índice de pesquisa, o mecanismo de pesquisa usa o DuckDuckBot spider para rastrear sites e receber dados de parceiros, como Wikipedia e Bing. No entanto, eles descartam totalmente o uso de dados do Google.

Mecanismo de buscas do DuckDuckGo cresce 46% em 2021, uma expansão rápida em relação aos concorrentes

Mecanismo de buscas do DuckDuckGo cresce 46% em 2021

Apesar dessa expansão rápida, o Google continua distante na liderança entre os mecanismos de busca. Mesmo assim, o DuckDuckGo experimenta um crescimento impressionante todos os anos. Embora o crescimento do DuckDuckGo seja importante e animador, ele ainda tem apenas 2,53% da participação de mercado total. Ainda está atrás dos demais mecanismos de busca: o Yahoo possui apenas 3,3% e o Bing com 6,43%. Já o líder Google tem uma participação dominante de 87,33% do tráfego do mecanismo de busca somente nos Estados Unidos.

Em 2020, o DuckDuckGo recebeu 23,6 bilhões de consultas de pesquisa ao todo. Além disso, atingiu uma média diária de 79 milhões de consultas de pesquisa até o final de dezembro do ano passado.

Em 2021, DuckDuckGo recebeu 34,6 bilhões de consultas de pesquisa no total até agora. Ainda não foram fechados os dados de dezembro e a tendência é de subida. Por outro lado, atualmente há uma média de 100 milhões de consultas de pesquisa por dia, apresentando um crescimento de 46,4% no ano.

Mercado da privacidade em expansão

No entanto, não são poucas as reclamações das pessoas em geral na hora de fazerem qualquer pesquisa na internet. Muitas ficam insatisfeitas ao perceberem que seus dados são usados indiscriminadamente por gigantes da tecnologia como Google, Facebook, Microsoft e Apple. Assim, a tendência é que vejamos mais pessoas mudando para mecanismos de busca com foco na privacidade.

Neste sentido, os desenvolvedores do DuckDuckGo não perdem tempo na hora de ajudar ainda mais os usuários a proteger aprivacidade. A empresa acaba de lançar um serviço de encaminhamento de e-mail chamado ‘Proteção de e-mail‘. Este serviço de encaminhamento remove rastreadores de e-mail. Além disso, permite que você proteja seu endereço de e-mail real.

As coisas não param por aí e eles também apresentaram outra novidade, o App Tracking Protection for Android. Esse recurso serve para bloquear rastreadores de terceiros do Google e do Facebook encontrados em aplicativos. Seguindo na mesma direção, em breve teremos um navegador da empresa DuckDuckGo para desktops. É um projeto feito a partir do zero e não terá como base o Chromium, do Google.

Sem configurações complicadas, sem avisos enganosos, sem ‘níveis’ de proteção de privacidade – apenas proteção de privacidade robusta que funciona por padrão em pesquisa, navegação, e-mail e muito mais, explica uma postagem recente sobre o novo navegador.

Não é um “navegador de privacidade”; é um aplicativo de navegação diário que respeita sua privacidade porque nunca é uma hora ruim para impedir que as empresas espionem seu histórico de pesquisa e navegação.

Via BleepingComputer

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile