Qual o melhor ambiente Desktop Linux?

Qual o melhor ambiente Desktop Linux

Veja os resultados da pesquisa realizada entre os leitores do site Linux Journal sobre qual o melhor ambiente desktop (Desktop Environment – DE). A pesquisa visa filtra o que os usuários Linux acham sobre os ambientes de desktops existentes.

No entanto, com a pesquisa, a ideia não é recomenda ou apontar qual o melhor ou pior ambiente de Desktop para Linux. A ideia central é explanar a opinião dos usuários Linux e compartilhá-las.

Melhor Ambiente Desktop – Pesquisa Realizada Pelo Linux Journal

Para que não conhece, o Linux Journal foi a primeira revista a ser publicada sobre o kernel Linux. e sistemas operacionais baseados nele. Foi criado em 1994.  A primeira edição foi publicada em março de 1994. Phil Hughes e Bob Young, co-fundador da Red Hat, com uma entrevista com o criador do Linux, Linus Torvalds.

A pesquisa foca nos ambientes mais usados, e os resultados foram os seguintes:

Graças a sua estabilidade, desempenho, conjunto de recursos e um público fiel, o K Desktop Environment (KDE) ganhou o Best Destop Environment no Linux Journal Reader’s Choice Awards deste ano.

Um dos leitores do Linux Journals, Larry Coombes, diz que seu voto foi para o KDE por uma série de razões, incluindo:

Totalmente configurável, que é ESSENCIAL para novos usuários que desejam que sua área de trabalho Linux seja configurada para emular a renderização exata do Windows (XP ou 7) que eles trabalharam para sempre. Além disso, essencial para quando o novo usuário se vira para mim e diz: “O Linux pode fazer XYZ? Posso fazer assim …”, com o KDE, a resposta é sempre “Sim”, o que é muito melhor do que explicar limitações de um ambiente de desktop e tentando treinar alguém, porque então você bateu “Mas eu sempre poderia fazer isso no Windows …”.

Eu tentei outros ambientes de desktop, e nenhum deles chegou perto do suporte ao atalho de teclado do KDE. Isso é ESSENCIAL para o meu negócio. Eu ensino crianças pequenas e estou saltando de aplicativo para aplicativo, arquivo para arquivo no caos. Com o KDE, posso minimizar a operação do touchpad e usar um laptop como um dispositivo portátil adequado. Eu tenho cerca de 50 atalhos de teclado para avançar meu trabalho – e para poder usar em táxis e trens!

Escolha do ambiente de Desktop no Linux

Essa pesquisa pode ajudar você a definir qual o ambiente de Desktop você usa ou se para qual poderia mudar. O KDE, vencedor da pesquisa, já possou por muitas mudanças especialmente no momento em que mudou para o plasma.

Mas, não basta pesquisa. Cada usuário Linux possui um foco diferente. Alguns preferem ambientes leves, outros mais estáveis e a quem prefira os ambientes diferentes. Assim, resta testar e experimentar.

Sair da versão mobile