O software livre deu um espaço de liberdade aos usuários e desenvolvedores em todos os aspectos e, certamente, os esportes encontraram seu lugar neste ambiente. Esportistas, treinadores e torcedores dos esportes, têm opções disponíveis neste contexto, para obter o melhor dos seus esportes favoritos, num ambiente livre.

Software livre e futebol

Amplamente, o futebol é o esporte mais seguido em todo o mundo, com milhões de pessoas praticando-o, ou fazendo parte dele direta ou indiretamente. Um exemplo claro é a estimativa que a Forbes indicou, de 3,4 bilhões de espectadores que assistiram à Copa do Mundo na Rússia. Isso representa quase a metade da população total do planeta, que é de 7,6 bilhões. Para a próxima edição no Qatar, que já tem o Brasil como favorito na Betway Sports, com 15% de chances em 16 de agosto, o número de espectadores deverá ser ainda maior. A popularidade do esporte é representada em software livre com propostas como Gimp, que é uma ferramenta de análise de imagens e o Cinelerra para vídeos, que pode ser utilizada por treinadores e cientistas esportivos, para auxiliá-los na análise de jogos, sendo uma ferramenta útil para as estrelas das próximas Copas do Mundo. Além dela, o site CanalTech mostra uma lista dos melhores editores de vídeo para Linux, que podem ser utilizados no mesmo contexto. Por outro lado, uma opção para os seguidores é o Liga Manager Online, que é um script que os administradores de páginas web, podem oferecer aos seus visitantes como um serviço de resultados sobre as suas ligas favoritas. Toda a administração das ligas é executada diretamente no servidor; e o usuário só precisa inserir os resultados e os visitantes verão imediatamente as tabelas atuais, estatísticas e informações mais importantes sobre sua liga e equipes. O Liga Manager Online oferece uma solução completa para aqueles que querem tornar os resultados das ligas esportivas acessíveis ao público.

Software livre e suas aplicações em esportes

O software livre também tem suas opções para medir o desempenho de atletas em outras disciplinas, e eventos de triatlo para competições como o Ironman, são um exemplo daqueles que podem aproveitar esses desenvolvimentos tecnológicos. Uma das opções é o SportsTracker, que é um aplicativo que ajuda os atletas com visões gerais de exercícios e informações estatísticas relacionadas. Sua interface permite que eles insiram as informações sobre as distâncias cobertas e a quantidade de energia usada durante seus treinamentos, a fim de organizar suas atividades e treinamentos futuros com a ajuda de seus dados relacionados. Outro software útil e disponível para as distribuições de Linux, é o Golden Cheetah, que é um software de análise de energia especialmente dedicado para ciclistas, que ajuda os atletas que querem se apresentar no Tour de France, ou apenas para se destacar em suas competições locais, para medir o poder que eles usam durante seus treinamentos, dando-lhes acesso a um gráfico de potência crítica, análise de histograma, melhor intervalo e uma medição da força do pedal versus velocidade do pedal em um gráfico, para que possam identificar seu progresso durante os treinos e tenham melhor desempenho durante suas competições.

Software livre e organização de eventos esportivos

A organização de eventos esportivos é uma parte logística que requer muitos recursos humanos e de computador, e que, em suas versões do Windows ou MacOS, pode gerar um alto custo para os organizadores. A boa notícia é que existem alternativas de software livre que exigem apenas algum conhecimento de programação para sua configuração inicial. Uma dessas opções é o JoomSplittimes, que é muito útil em competições esportivas como corridas e triatlo, porque permite o registro de atletas para os eventos, e durante o concurso, os organizadores conseguem registrar os tempos dos atletas em diferentes posições. Além disso, após o evento, oferece a opção de criar facilmente listas de resultados e certificados para os atletas participantes.

Os esportes e o software livre andam de mãos dadas em diferentes contextos, desde ferramentas para medir e apoiar o desempenho de atletas, e opções para a organização de eventos esportivos, até software livre para que os fãs possam ter acesso aos resultados de suas competições favoritas. Tudo isso funciona como um incentivo para que mais desenvolvedores e usuários escolham o Linux, deixando de lado ao Windows, e descubram as vantagens que oferece em vários contextos da vida cotidiana.

Redação
Este usuário é utilizado quando um post é migrado de um usuário para outro, ou quando alguém envia um conteúdo ao SempreUPdate.

    Saiba como criar um site do zero e do seu jeito

    Previous article

    Valve lança Proton baseado no WINE para rodar jogos do Windows no Linux

    Next article

    You may also like

    More in Artigos