Melhores alternativas de comando du para verificação de uso do disco no Linux

Jardeson Márcio
4 minutos de leitura

O comando “du” é um comando padrão do Linux que ajuda a obter informações de uso do disco do sistema rapidamente. No entanto, a saída do comando não é tão intuitiva e agradável. Portanto, você pode procurar alternativas a esse comando para verificar a utilização do disco no Linux. Neste artigo, veremos várias alternativas de comando du, incluindo linha de comando e aplicativos gráficos.

melhores-alternativas-de-comando-du-para-verificacao-de-uso-do-disco-no-linux

Alternativa de linha de comando para o comando “du” no Linux

Como o du é gratuito e de código aberto, muitos projetos bifurcados foram criados usando linguagens populares modernas, como Golang e Rust, com funcionalidade adicional e saída colorida. Listaremos algumas alternativas de comando du que são fáceis de instalar e contornar com uma saída intuitiva.

Comando Duc

O Duc é em si uma coleção de ferramentas para analisar o uso do disco e exibi-lo em várias interfaces de usuário. Como o duc mantém seu próprio banco de dados de tamanhos acumulados de diretórios do sistema de arquivos, ele permite que você consulte o banco de dados e crie gráficos sofisticados também.

Comando Gdu

Escrito em linguagens de programação Golang, Gdu é um analisador de uso de disco rápido com apenas uma interface colorida baseada em console.

 Comando Ncdu

Ncdu significa NCurses Disk Usage, que também é um analisador de uso de disco com uma interface de usuário baseada em texto que traz um recurso de manipulação de teclado para um terminal baseado em texto. No entanto, sua saída não seja tão colorida em comparação com os comandos duc e gdu.

Comando Duf

O Duf (Disk Usage/Free Utility) é mais uma alternativa simples para du com a saída colorida e amigável escrita na linguagem de programação Golang.

Comando Diskus

Diskus é um utilitário muito simples que apenas calcula e exibe o tamanho total do diretório atual ou especificado. Como seu desenvolvedor afirma, em um laptop de 8 núcleos, diskus é cerca de dez vezes mais rápido do que du com um cache de disco frio e mais de três vezes mais rápido com um cache de disco quente.

Alternativa gráfica para o comando ‘du’ no Linux

Agedu

Agedu é um utilitário gratuito e de código aberto semelhante ao comando du e vai além também para rastrear o espaço em disco desperdiçado usado por arquivos antigos e excluí-los para liberar espaço. Além de resumir o uso do disco de cada arquivo, recursivamente para diretórios, ageu também diferencia grandes coleções de dados ainda em uso e que não são acessadas há meses ou anos.

 Analisador de uso de disco do GNOME

Se você estiver usando a distribuição Linux com o ambiente de área de trabalho GNOME, é mais provável que encontre um GNOME Disk Usage Analyzer padrão. Para abrir o analisador de uso de disco, abra o painel Atividades e procure por “uso de disco”. Na janela “Dispositivos e locais”, você verá seu diretório pessoal e outros discos diferentes.

KDE Filelight

Para verificar o espaço em disco no ambiente de área de trabalho do KDE, o Filelight é um utilitário gráfico padrão que fornece um layout radial colorido.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.