Melhores alternativas gratuitas e de código aberto para o Microsoft Office

Jardeson Márcio
4 minutos de leitura

Nos últimos anos, houve uma mudança parcial por parte da Microsoft para abraçar o paradigma do software de código aberto. Por exemplo, alguns de seus códigos são de código aberto. Os exemplos incluem Visual Studio Code, .NET Framework, Atom e PowerShell. Mas seu pacote de escritório ainda está longe de ser usado pelos usuários do Linux. Mas, temos alternativas gratuitas e de código aberto para o Microsoft Office que você conhecerá neste post.

Investimentos da Microsoft

A Microsoft fez investimentos no desenvolvimento de Linux, tecnologia de servidores e organizações, incluindo a Linux Foundation e a Open Source Initiative. Eles fizeram aquisições como o Xamarin para ajudar no desenvolvimento de aplicativos móveis e o GitHub, um repositório de código extremamente popular para desenvolvedores de código aberto.

Além disso, eles também fizeram parceria com a Canonical, os desenvolvedores da popular distribuição Ubuntu. Mas muitos desenvolvedores permanecem extremamente céticos em relação à Microsoft e sua aparente mudança para adotar o código aberto. Este artigo concentra-se nas melhores alternativas gratuitas e de código aberto ao Microsoft Office.

Microsoft Office e as melhores alternativas

Microsoft Office, ou simplesmente Office, é uma família de software cliente, software de servidor e serviços desenvolvidos pela Microsoft. A Microsoft promoveu o Office 365 como o principal meio de obter o Microsoft Office. Este é um serviço de assinatura.

Este artigo se concentra nas substituições de apenas alguns componentes do Office 365.

LibreOffice

O LibreOffice fornece o Writer (processamento de texto), Calc (planilhas), Impress (apresentações), Draw (gráficos vetoriais e fluxogramas), Base (bancos de dados) e Math (edição de fórmulas).

Os usuários que usam o Microsoft Office há anos apreciarão que o LibreOffice fez enormes avanços para oferecer melhor compatibilidade com arquivos DOCX, XLSX e PPTX. Por exemplo, o DOCX do LibreOffice é salvo no modo nativo 2013/2016/2019.

melhores-alternativas-gratuitas-e-de-codigo-aberto-para-o-microsoft-office

O LibreOffice possui suporte nativo para um padrão moderno e aberto, o Open Document Format (ODF). Os novos recursos mais importantes do ODF 1.3 são assinaturas digitais de documentos e criptografia de documentos XML baseada em OpenPGP. O novo ODF também apresenta melhorias no rastreamento de alterações e elementos de primeiras páginas, texto, números e gráficos.

O LibreOffice está disponível em todos os principais sistemas operacionais de desktop. Além do Linux, ele roda em macOS, ChromeOS e Windows.

ONLYOFFICE

Assim como o LibreOffice, o ONLYOFFICE é um pacote de produtividade e escritório gratuito e de código aberto de alta qualidade. Ele inclui um pacote de edição online chamado ONLYOFFICE Docs, além de combinar editores de texto, planilhas, apresentações e formulários que incluem recursos semelhantes aos editores de desktop da Microsoft (Word, Excel e PowerPoint). Funciona com os formatos mais populares: DOCX, ODT, XLSX, ODS, CSV, PPTX, ODP, etc.

melhores-alternativas-gratuitas-e-de-codigo-aberto-para-o-microsoft-office

ONLYOFFICE é entregue como SaaS ou como instalação para implantação em uma rede privada.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.