in

Melhores ferramentas de programação para crianças

Com o acesso cada mais fácil e precoce de novas tecnologias, nada melhor que preparar nossas crianças para o futuro que já chegou.

melhores-ferramentas-de-programacao-para-criancas

Se você for um pouquinho antenado já reparou na facilidade com que as crianças usam TVstablets e outros dispositivos inteligentes. A rapidez com que as crianças manuseiam esses aparelhos é impressionante. Porém, nada surpreendente, pois estamos em plena era da tecnologia. Portanto, nunca é cedo demais para começar a apresentá-los aos conceitos de computação e programação.

O avanço do mundo depende em parte da tecnologia. E faz-se cada vez mais necessário obter habilidades que envolvam jogos on-line e programação para ficarmos nesses dois exemplos.

No entanto, qual seria a melhor forma de atrair os pequenos para este meio? Assim, trazemos para você esta lista das melhores ferramentas de programação que podem ser usadas na educação dos seus filhos. Contudo, nem todos gratuitos. Então não se esqueça devisitar cada site para obter detalhes de preços ao fazer suas escolhas.

1. Stencyl

O Stencyl é um aplicativo que permite que os usuários criem jogos 2D iOS, Flash, Android, Windows e Mac sem escrever diretamente nenhum código. Assim, basta apenas usar o recurso de arrastar e soltar para encaixar os blocos de construção. Sua interface é direta e, se você preferir inserir o código em vez de usar arrastar e soltar, poderá alternar para o editor de texto.

Os jogos da Stencyl são multi-plataforma e serão executados no Android, iOS, Windows, Mac e Linux. Também pode ser usado em navegadores. O Stencyl é gratuito com um plano de assinatura para recursos extras.

2. Tynker

melhores-ferramentas-de-programacao-para-criancas

Tynker é declaradamente a plataforma de codificação número 1 para crianças. Destina-se a ensinar crianças de 7 anos ou mais como construir jogos interativos arrastando e soltando blocos. Isso representa conceitos de programação. Quais as ferramentas necessárias? Apenas um computador e uma conexão com a Internet.

Tynker divide a experiência de codificação em 3 estágios.

  • Iniciante:  sequenciamento, reconhecimento de padrões, loops e contadores;
  • Intermediário: game design, AR/robótica/drones, modding Minecraft;
  • Avançado: JavaScript, Python, Web design.

Só há um porém: o Tynker é baseado em assinatura.

3. Alice

Alice é uma ferramenta de programação avançada, inovadora, baseada em blocos, em 3D, que permite aos usuários criar animações, criar narrativas interativas ou vídeos para compartilhar na Web. Portanto, pode ser usada para Programação Orientada a Objetos no processo.

As animações e ambientes de jogo de Alice contêm veículos, animais e pessoas e é gratuito para uso da Universidade Carnegie Mellon.

4. Cargo-Bot

melhores-ferramentas-de-programacao-para-criancas

Cargo-Bot é um jogo de quebra-cabeça livre. Nele, você ensina a um robô apenas arrastando e soltando setas para direcionar seu movimento. Ele contém 36 estágios com complexidade variável, gráficos atraentes e música envolvente.

Ele foi desenvolvido por Rui Viana usando o Codea em um iPad que ele usou para projetar o aplicativo. Logo depois, ele importou o código para o Codea Runtime Library e o publicou como um aplicativo nativo para o iPad.

5. Waterbear

melhores-ferramentas-de-programacao-para-criancas

O Waterbear é um kit de ferramentas projetado para tornar a programação mais acessível e divertida. Usa uma linguagem visual que não exige dos usuários concentração em conceitos técnicos, como a sintaxe.

Ele usa um sistema de arrastar e soltar de ensino semelhante ao do Scratch para ensinar aos usuários como criar elementos HTLM5, CSS3 e JavaScript. Todas as criações são feitas em seu playground JavaScript, onde os usuários podem criar scripts Waterbear e ver seus efeitos em tempo real.

Waterbear é totalmente gratuito e de código aberto e é executado em todos os navegadores modernos, incluindo o Safari no iPad.

6. Scratch

melhores-ferramentas-de-programacao-para-criancas

Zero é uma comunidade on-line gratuita e uma linguagem de programação que é desenvolvida pelo MIT Media Lab do jardim de infância. Esse serviço gratuito oferece um meio para as crianças criarem jogos, histórias e animações que podem compartilhar com o mundo através da comunidade on-line do Scratch.

O Scratch é uma excelente maneira de aprender a programar e, ao mesmo tempo, é voltado para crianças entre 8 e 16 anos, mas não está restrito a elas. A comunidade está disponível em mais de 150 países e até tem seções dedicadas para educadores (ScratchEd), onde os professores podem usar recursos hospedados para introduzir codificação em suas salas de aula.

7. Hopscotch

melhores-ferramentas-de-programacao-para-criancas

O Hopscotch é um belo aplicativo de codificação que ensina as crianças a codificar criando diferentes tipos de jogos. A missão da empresa é proporcionar às crianças um ambiente que lhes permita explorar ideias poderosas ao criar software real.

Tem uma interface de usuário bonita que é voltada a envolver as crianças e, embora seja destinada a crianças entre 9 e 13 anos, os adultos também podem experimentar e aprender muito com ela gratuitamente.

8. Kodable

melhores-ferramentas-de-programacao-para-criancas

Kodable é um kit de ferramentas educacional completo para iPad projetado para ensinar as crianças a programar de uma maneira divertida, usando fáceis lições de codificação. Ele contém gráficos impressionantes, mais de 160 níveis de jogos, toneladas de recursos e vídeos de uma comunidade educativa de apoio e relatórios que permitem acompanhar o progresso do seu filho.

O Kodable é usado em muitas escolas de ensino fundamental para ensinar as crianças a programar usando componentes na tela e fora da tela e se integra a matemática, robótica, ELA, cidadania digital e várias outras áreas. Ele tem um plano gratuito chamado Kickstart, que é praticamente uma versão de avaliação que não expira e um plano de assinatura para outros modos de uso.

9. Hackety Hack

melhores-ferramentas-de-programacao-para-criancas

O Hackety Hack é um aplicativo de código aberto criado com o propósito de ensinar as crianças a construir software do mundo real usando a linguagem de programação Ruby. Ruby é uma linguagem detalhada usada para construir softwares para desktops e para a web. E usando o Ruby Shoes Toolkit , o aplicativo ensinará seus filhos a escrever códigos bem estruturados de maneira interativa.

O Hackety Hack é gratuito e de código aberto, com uma comunidade on-line onde os usuários podem compartilhar seus projetos com outras pessoas, além de dar e receber feedback construtivo.

10. Minecraft

melhores-ferramentas-de-programacao-para-criancas

Minecraft é um jogo criativo de mundo aberto no qual os jogadores criam coisas diferentes a partir de blocos em um mundo 3D que é gerado. Foi lançado pela primeira vez em 2011 e posteriormente comprado pela Microsoft por US $ 2,5 bilhões em 2015.

Minecraft é jogado por crianças e adultos e detém os recordes para o segundo jogo de PC mais vendido e a maioria assistiu vídeos de jogos do YouTube.

11. Kids Ruby

melhores-ferramentas-de-programacao-para-criancas

O Kids Ruby é um recurso multi-plataforma para as crianças aprenderem programação Ruby enquanto se divertem e jogam. Ele enfatiza “hackear sua lição de casa”, o que significa que eles estarão criando programas que lhes permitam concluir sua lição de casa mais facilmente. Além disso, chama a atenção porque hacking é legal.

O Kids Ruby é totalmente gratuito para download e uso em diferentes plataformas de computação.

12. RoboMind

melhores-ferramentas-de-programacao-para-criancas

Robomind é uma ferramenta de programação gratuita projetada para suportar a educação tecnológica. Ao usá-lo, os alunos aprendem sobre ciência da computação, robótica e lógica, programando um robô em um ambiente de aprendizado compacto. 

Robomind
 usa alinguagem de programação ROBO, que é concisa e simples o suficiente para escrever sem conhecimento prévio. Os alunos começam como iniciantes até progredirem para poder trabalhar em kits reais, por exemplo, LEGO Mindstorms NXT 2.0.

13. Lissa explain It All

Lissa Explains It All é um site que existe para ensinar as crianças a escrever HTML. Foi criado por Alyssa “Lissa” Daniels em 1997, quando ela tinha 11 anos e queria catalogar o progresso que ela fez quando aprendeu a codificar.

Assim, ela  decidiu deixar como um recurso público. O site já foi assunto na CNN e em outras fontes de notícias de tecnologia. Além disso, detém o recorde do primeiro site criado para ensinar as crianças a construir sites.

Lissa explica tudo contém tutoriais sobre como construir sites do início ao fim, incluindo a publicação do site na World Wide Web, instalação de scripts, conexão de contas de e-mail etc. Também tem um fórum onde os usuários podem obter suporte da comunidade gratuitamente.melhores-ferramentas-de-programacao-para-criancas

14. Etoys

Etoys é um software educacional gratuito criado para ensinar aos alunos vários conceitos de programação. Ele permite criar seus próprios jogos, modelos e narrativas usando opções de animação, gráficos, imagens digitalizadas, texto, som e música.

Possui demonstrações interativas e screencasts que podem ajudar você a começar e, acima de tudo, é 100% gratuito.

melhores-ferramentas-de-programacao-para-criancas

Estas são, portanto, algumas sugestões de programas e sites que podem ajudar seus filhos a entrar de vez no mundo da tecnologia e da programação. Se tiver outras dicas e sugestões,nos conte participando do grupo público no Telegram: @sitesempreupdate.

Fonte

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Porque começar uma loja virtual hoje?

kodi-18-2-liberado-com-correcoes-do-va-api-e-no-opengl-es

Kodi 18.2 liberado com correções do VA-API e no OpenGL ES