in

Mensageiros online: o que são e como escolher o melhor

Ainda está perdido sem saber qual é o melhor mensageiro para você? Hoje vamos te ajudar!

mensageiros-online-o-que-sao-e-como-escolher-o-melhor

Os mensageiros online são formas de comunicação instantânea presentes nos principais aplicativos. Desde plataformas específicas para a troca de mensagens, como o WhatsApp, Telegram e WeChat, redes sociais como o Facebook e o Instagram, e mesmo jogos online permitem a comunicação com a troca de mensagens, áudio, figurinhas e fotos. Confira aqui as especificidades de alguns dos principais mensageiros online:

WhatsApp

O WhatsApp é um mensageiro online que se popularizou como uma alternativa ao SMS pago. É caracterizado pela possibilidade de chamada de voz, vídeo ou por texto gratuitamente. Possui criptografia de ponta a ponta, utilizando o protocolo TextSecure para impedir a interceptação de mensagens. O sistema embaralha as mensagens para que elas só possam ser lidas nos dispositivos que façam parte da conversa.

No WhatsApp, o histórico de conversas fica salvo na nuvem, podendo ser baixado de outromensa aparelho. Segundo alguns especialistas, o WhatsApp é, hoje, mais seguro do que antes, pois armazena todas as mensagens criptografadas em um único aparelho – diferente, por exemplo, do Telegram, em que as mensagens ficam salvas no servidor.

O usuário tem a opção de solicitar no próprio aplicativo um relatório de todos os dados que o WhatsApp armazena sobre ele. Leva até três dias para que esse relatório fique pronto.

O WhatsApp também possui a opção do WhatsApp Business, que dá a empresas algumas funcionalidades como mensagens automáticas e estatísticas da empresa no aplicativo.

Sobre o WhatsApp GB

Algumas pessoas utilizam o WhatsApp GB, que é uma versão modificada do aplicativo original. Apesar de ele dar algumas funções alternativas, como personalizar a aparência do aplicativo. No entanto, esse aplicativo é um clone e não possui os mesmos termos de segurança, podendo trazer riscos ao usuário. Além disso, os termos do WhatsApp proíbem o uso de aplicativos não-oficiais, o que pode levar ao banimento do app oficial.

Telegram

O Telegram ganhou bastante espaço durante períodos de instabilidade no WhatsApp. Utiliza autorização bidirecional, que significa que você precisa adicionar o contato antes que ele seja capaz de lhe enviar mensagens. Além disso, ele tem criptografia de ponta a ponta e permite que você especifique sua disponibilidade (status ausente). Em relação ao espaço, o Telegram utiliza 61.7MB. Uma de suas vantagens é a possibilidade de envio de mensagens temporárias tanto de texto quanto de imagens.

No Telegram, as mensagens antigas ficam salvas em seus servidores. Por isso, é possível fazer o download das mensagens antigas de um outro aparelho. Uma de suas funções de destaque é a de conversas em grupo, permitido que até 200 mil participantes sejam adicionados. Outro diferencial é que o tamanho dos arquivos que podem ser enviados é ilimitado.

O aplicativo do Telegram para desktop não exige a conexão com o celular. Isso facilita para quem perdeu o celular ou está sem acesso momentâneo a ele, tornando-se um diferencial para o Telegram. Há no aplicativo a função de bots, que são robôs que executam tarefas como a previsão do tempo ou busca por imagens.

WeChat

O objetivo do WeChat é ser um super app, ou seja, um aplicativo que tem sozinho todas as funcionalidades que precisamos no dia a dia. Ele consegue fazer isso em diversos aspectos, possuindo algumas funções únicas. Uma de suas vantagens é a o espaço utilizado, que é de 27.2MB no iOS. Você também pode fazer chamada de vídeo e áudio em grupo. Ele possibilita o login via Facebook e foi criado para dar a possibilidade de se conhecer novas pessoas. Dentro dele, há como alugar bicicletas, pedir comida, agendar consultas, reservar hotéis, além de uma série de outras funcionalidades. Na China, parte da população guarda valores significativos no WeChat, mostrando sua eficácia como carteira digital.

A contrapartida de um app tão completo é a falta de privacidade. Conforme disposto nos termos de privacidade do aplicativo, ele compartilha dados de seus usuários com o governo chinês.

Viber

É uma multiplataforma com possibilidade de mensagens de texto, voz, vídeo e imagens, além de aplicativo de chamadas. Similar a outras plataformas, ele permite chamadas de voz para fora do aplicativo com uma tarifa própria. O Viber liberou também chamadas gratuitas para telefones fixos por um tempo determinado.

Conheça o Snaptube, alternativa gratuita para baixar vídeos de várias plataformas

Messenger (Facebook) e Direct (Instagram)

O Messenger é uma ferramenta do Facebook para comunicação dentro do site. Adaptando-se às mudanças trazidas pela popularização dos smartphones, ele possui também aplicativo e aplicativo lite (menor uso de espaço da memória). Apesar de sua constante adaptação, o Facebook tem perdido prioridade dentre os usuários.

Quem nunca esqueceu uma mensagem não lida por dias no aplicativo? As redes de vídeo e fotos têm tomado formas diferentes. Como continuidade de sua adaptação, o Facebook e o Instagram se unirão em breve. O Instagram é uma rede social importante no momento. Seu mensageiro, o direct, é integrado ao aplicativo e funciona sobretudo como ferramenta de interação com a mídias publicadas.

Skype

O Skype se destacou inicialmente por ser um aplicativo de chamadas de vídeo. Algumas de suas funções ainda o fazem se destacar, como a possibilidade de compartilhamento de tela. Ele permite, também, chamadas para números que não estejam no aplicativo mediante pagamento de tarifas próprias.

Qual é o melhor mensageiro online?

Todos esses apps trabalham diariamente e já estão em níveis avançados de segurança. Cada um desses aplicativos possui especificidades que o tornam mais adequados para públicos específicos. Por exemplo, como o Telegram permite um número enorme de participantes em grupos e um tamanho ilimitado de arquivos, ele pode ser adequado para quem esteja estudando e queira participar de grupos sobre o assunto.

Já o WeChat é um superaplicativo que pode ser útil àqueles mais ligados à tecnologia e que querem resolver tudo em um lugar só. Pelo seu compartilhamento de tela, o Skype tem sido uma ferramenta de trabalho para muitas companhias. O Viber é interessante para quem precise fazer chamadas para números fixos de forma gratuita (enquanto o serviço durar) e o WhatsApp se adequa ao dia a dia pelo seu grande número de usuários. Os mensageiros do Facebook e do Instagram são complementares às outras funções dessas redes sociais, e têm sido usadas para diversas formas de interação, inclusive contato comercial.

Instagram estava armazenando fotos excluídas e DMs em seus servidores

Facebook libera ferramenta de segurança do Instagram

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.