Um dos requisitos essenciais de quem faz uso de uma licença GPL é que o código de seu software seja público para todos e possa ser distribuído. Assim, torna-se possível que qualquer pessoa modifique o código. Richard Stallman lançou as bases para esta licença que protegeu o software de código livre através da criação da Free Software Foundation em 1985. No entanto, poucas pessoas na época esperavam que isso chegasse a um fabricante da indústria de carros como a Mercedes-Benz. É isso mesmo a gigante do setor automotivo possui software que contém código-fonte aberto para seus veículos, no entanto, a Mercedes usa CD para distribuir esses arquivos.
Como Andreas Ehn, co-fundador da Wrapp e ex-CTO do Spotify, mencionou em sua conta no Twitter, a Mercedes parece estar distribuindo um mini-CD para todos aqueles que fazem uso de seus veículos para cumprir os regulamentos de licença, já que o fabricante usa código aberto em diferentes partes de seu software.
Um CD para distribuir o código-fonte do software Mercedes
A maneira como a Mercedes vem distribuindo seu código-fonte tem sido algo para se falar, especialmente considerando que a empresa possui uma conta no GitHub, um portal para desenvolvedores onde geralmente são carregados todos os tipos de projetos de código aberto.
Além da curiosa maneira de distribuir seu código, a Mercedes também possui um site dedicado para oferecer informações sobre o código utilizado em seu software. Basta digitar o número do chassi do veículo e o usuário receberá um PDF com todos os detalhes.
Embora estejam sendo debatidas teorias, cada uma mais rebuscada, a intenção da Mercedes ao distribuir seu código por meio de um CD não é totalmente clara. Alguns usuários consideram que distribuindo um CD podem cumprir os requisitos mínimos em termos de distribuição do software livre utilizado. Outros comentaristas apontam que seria mais fácil para a Mercedes trabalhar com o formato físico. Assim, não precisa manter um repositório online com todas as informações atualizadas.
Hoje, o software de um veículo é um dos pontos mais importantes, pois dependem cada vez mais dele, e nos próximos anos já é considerado um dos grandes pilares da indústria automotiva. Além disso, é muito comum que fabricantes como a Mercedes-Benz usem código livre em seus softwares. Vlado Koljibabic, diretor da CASE IT da Daimler, já disse isso. Em entrevista para a Fossasia garantiu que seus engenheiros costumam usar software de código aberto para aquelas tarefas “mais recorrentes” que facilitam o processo.